Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorais, Carlos Tadeu Queiroz dept_BR
dc.contributor.authorViégas, Sandro Giovani Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:40:00Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194948pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise sobre materiais e recursos disponíveis na Web que o professor possa utilizar no processo de ensino e aprendizagem nas disciplinas de Matemática e Física (Ensino Médio) e Estatística (Curso Técnico em Contabilidade). Verificou-se que, diante do cenário de incertezas sobre quais e como utilizar os materiais e recursos disponibilizados na Web, é interessante mostrar, conceituar, testar e apresentar alternativas diversas. Recursos como videoaulas, grupos de discussão, jogos educativos, planilhas eletrônicas, questionários online, transmissão ao vivo, edição de texto compartilhada e repositórios online são algumas das possibilidades apresentadas nesse trabalho. Para analisar esses materiais e recursos, pesquisas de campo foram feitas com alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e do 2º semestre do Curso Técnico em Contabilidade da Escola Técnica Estadual José Feijó localizada em Porto Alegre/RS. Os Recursos tecnológicos foram pesquisados e testados com os alunos para as disciplinas de Matemática e Estatística demonstraram que é possível se obter resultados satisfatórios de aprendizado.pt
dc.description.abstractThis work presents an analysis of materials and resources available on the Web that the teacher can use in the teaching and learning process in Mathematics and Physics (High School) and Statistics (Technical Course in Accounting). It was verified that, considering the scenario of uncertainties about what and how to use the materials and resources available on the Web, it would be interesting to show, conceptualize, test and present different alternatives. Resources such as videotapes, discussion groups, educational games, spreadsheets, online questionnaires, live transmission, shared text editing and online repositories are some of the possibilities presented in this work. In order to analyze these materials and resources, field surveys were carried out with 1st, 2nd and 3rd year high school students and the 2nd semester of the Technical Course in Accounting of the José Feijó State Technical School located in Porto Alegre / RS. Technological resources researched and tested with students for Mathematics and Statistics have demonstrated that it is possible to obtain satisfactory learning outcomes. More and more educators are using the materials and resources that are made available on the Internet.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectWeben
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de recursos educacionais disponibilizados na WEB anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094882pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentUniversidade Aberta do Brasilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamentalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples