Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBussolotto, Déborapt_BR
dc.contributor.authorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:33Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194894pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo descreve-se um estudo realizado com alunos do 3º ano do Ensino Médio Normal/Magistério de uma instituição pública na cidade de Nova Prata/RS, com o objetivo de analisar o processo de gênese instrumental pessoal do GeoGebra 3D. Com base na teoria da Gênese Instrumental de Rabardel (1995), analisou-se a constituição de esquemas de utilização do GeoGebra, desenvolvidos por alunos participantes de uma oficina cujo foco foi a construção de peças virtuais do jogo Brincando de Engenheiro. O estudo, de caráter qualitativo, buscou identificar esquemas que foram desenvolvidos e/ou evocados na construção das peças, em paralelo com a análise da compreensão de conceitos matemáticos inerentes às construções propostas. Os resultados do estudo apontam para a identificação do processo de gênese instrumental do GeoGebra 3D desses estudantes em um movimento de transformação de artefato em instrumento, por meio da constituição de esquemas de utilização que foram elaborados durante a oficina.pt
dc.description.abstractIn this article it is described a study that was performed with students from a Public high school institution in Normal School degree in the city of Nova Prata - Rio Grande do Sul. The goal was to analyze the process of instrumental creation or origin of the GeoGebra 3D. According to the Instrumental Genesis of Rabardel theory (1995), it was analyzed the formation of uses schemes of the GeoGebra. It was developed by students that were participating in a workshop, which it was focusing on the construction of virtual pieces from a game called Playing Engineer (“Brincando de Engenheiro”). The study, which had a qualitative methodology, look for identification schemes and were developed and used on the construction of the pieces, together with the analyses of the mathematic concepts related to what was proposed to the students. The study results aim to the identification of the Instrumental Genesis of the GeoGebra 3D that occured with these students in a way of transforming a device into instrument through the formation of the use of schemes that were done during the workshop performed by the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 16, n.2 (dez. 2018), 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoGebraen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectTecnologia educacional : Ambiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectCognitive technologiesen
dc.subjectEsquemas : Esquemas afins : Esquemas relativospt_BR
dc.subjectDynamic geometryen
dc.titleO processo de Gênese Instrumental do GeoGebra 3D em alunos do Ensino Médio Normal/Magistériopt_BR
dc.title.alternativeThe process of GeoGebra 3D Instrumental Genesis in students of Normal Scholl Degree en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001092429pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples