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dc.contributor.authorFedatto Neto, Máriopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-05-24T02:37:13Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1808-7310pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194595pt_BR
dc.description.abstractUrban trains and subways are a Brazilian reality. One major aspect that is delegated to a second plan, concerns the quality transportation referred to availability, capacity and safety. Lately, vibration and noise produced by this means of transport have been affecting the life quality in neighborhoods as well as their users. In this paper, the whole body vibration levels in urban trains in Porto Alegre (Trensurb) are evaluated in some situations. Regarding the vibration and rms acceleration doses, the measured values were very low for the back, seat and floor in the vehicle which resulted below the action limit 0.5 m/s² thus, far from the exposure limit 1.1 m/s2 for an 8h exposure time. Generally speaking, the measured vibration levels are considered comfortable, according to values defined in standards, however in some positions and situation, they can be considered uncomfortable.en
dc.description.abstractOs trens urbanos e metrôs são uma realidade brasileira. Um aspecto importante que é delegado a um segundo plano, diz respeito à qualidade do transporte quanto à disponibilidade, lotação e segurança. Ultimamente a vibração e o ruído produzido por estes meios de transporte têm afetado a qualidade de vida nas vizinhanças dos trajetos assim como dos seus usuários. Neste artigo, são avaliados os níveis de vibração de corpo inteiro nos usuários de trens urbanos de Porto Alegre (Trensurb) em situações usuais de utilização. Em relação às doses de vibração e de aceleração rms medidas, quando comparados com normas, essas se mostraram baixas, tendo sido verificados valores avaliados no encosto, assento e piso no veículo, abaixo do nível de ação 0,5 m/s² e portanto, longe do limite de exposição 1,1 m/s2 para exposição de 8h. Em geral, os níveis de vibração medidos foram considerados confortáveis, de acordo com valores definidos em normas, entretanto em algumas situações e posições de medição, mostraram-se desconfortáveis.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos tecnológicos em Engenharia [recurso eletrônico]. São Leopoldo, RS. Vol. 12, n. 2 (jul./dez. 2018), p. 24-44pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWhole Body Vibration (WBV)en
dc.subjectTrenspt_BR
dc.subjectTransporte público urbanopt_BR
dc.subjectTrainsen
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectSubwaysen
dc.subjectISO 2631en
dc.titleAnalysis of vibration levels in users of urban trainspt_BR
dc.title.alternativeAnálise de níveis de vibração em usuários de trens urbanos pt
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001088008pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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