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dc.contributor.advisorBlank, Danilopt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Andrea Cristiane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-05-18T02:36:39Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194339pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo qualitativo, descritivo e exploratório é descrever a percepção de cada profissional e dos demais colegas de trabalho, quanto às suas competências (atividades-meio) nas ações exercidas na central de regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU RS), assim como verificar se existe, na equipe multiprofissional desta central, uma integração entre os profissionais que possa ser apreciada como um trabalho interprofissional de referência para as demais centrais do SAMU no Brasil. As portarias e normatizações que orientam os serviços pré-hospitalares móveis são relativamente novas quando falamos em atendimento sistematizado da assistência. Porém, quando falamos de estruturação do sistema e das centrais de regulação, a portaria que regulamenta os serviços intra e pré-hospitalares é do ano de 2002. Assim sendo, consideram como integrantes das centrais de regulação do SAMU os profissionais médicos, técnicos auxiliares de regulação médica (TARMs) e rádio operadores (ROs). Na central de regulação do SAMU RS temos o acréscimo de mais um membro na equipe: o enfermeiro. No estado do Rio Grande do Sul existe uma portaria que delega ao enfermeiro o papel de regulador dentro do processo, fazendo com que tal profissional seja implicado diretamente em todas as etapas do funcionamento do serviço, função essa inovadora no Brasil. Através deste estudo foi verificado que as atividades dentro da central de regulação do SAMU RS se integram e se complementam, onde cada profissional tem seu papel específico dentro da mesa reguladora, porém com a necessidade de assessoria constante dos demais membros da equipe. Também se evidenciou a importância de espaços de educação dentro da regulação do SAMU, para discutir os casos e dinâmicas de trabalho que ocorrem nos processos diariamente e para a vinculação dos saberes de todos membros da equipe.pt
dc.description.abstractThe objective of this qualitive, descriptive and exploratory study is to describe the perception of each professional as to his competencies (means-activities) in his actions in the regulation central of the Emergency Care Mobile Service (SAMU RS), such as verifying if there is, within the multiprofissional team of such central, a professional integration which might be appreciated as reference of interprofessional work to other regulation centrals in Brazil. The laws and norms which instruct the mobile pre-hospital services are relatively new when we talk about an emergency care network. However, when we talk about structure of the system and regulation centrals, the norms which control pre-hospital and hospital services is from the year 2002. Thus, such norms consider as staff of the regulation centrals of SAMU only physicians, the auxiliary technicians, and radio operators. In the regulation central of SAMU RS we also have one more team member: the nurse. In the state of Rio Grande do Sul there is a law that delegates to the nurse the role of regulator within the process, which turns such professional directly involved in all steps of the service, and as such makes it an innovation in Brazil. This study showed that the activities within the regulation central of SAMU RS are integrated, and each on adds to the next, in a system in which each professional has his specific role in the regulating board, but in constant need of advice from other team members. It also showed the importance of spaces of education within the regulation of SAMU, in order to discuss cases and work dynamics that occur daily, as well as to link all team members’ knowledges.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectServiços médicos de emergênciapt_BR
dc.subjectProfessional competenceen
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subjectSAMUen
dc.subjectHealth regulation and supervisionen
dc.subjectEquipe de assistência ao pacientept_BR
dc.subjectRegulação e fiscalização em saúdept_BR
dc.subjectMultiprofessionalen
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleInovação em central de regulação - multiprofissionalismo ou novas competências? : estudo de caso da seccional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001093159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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