Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorDe Conti, Lucianept_BR
dc.contributor.authorSperb, Tania Marapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:10:00Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.issn0102-3772pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19432pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa a construção do significado social do brincar em um grupo de crianças pré-escolares, cinco meninos e cinco meninas. Para atingir este objetivo, mães e a professora destas crianças foram entrevistadas para definir suas concepções sobre o brincar. As atividades de brincar das crianças selecionadas foram filmadas em casa e na escola, durante vinte minutos em cada contexto, visando observar como elas organizam esta atividade. A análise de conteúdo das entrevistas e a categorização do brincar demonstram que esta atividade é estruturada distintamente conforme o gênero da criança e o contexto em que ela ocorre. A microanálise das atividades de brincar de quatro crianças explicita que estas ativamente reelaboram os espaços de brincar, criando novos cenários para suas brincadeiras e inventando novas funções para os objetos disponíveis em sua cultura. Ao fazer isto, redefinem os papéis sexuais estereotipados como masculino, feminino ou indiferenciado pelo contexto sociocultural.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyses the construction of the social meaning of play in a particular preschool group of children, five boys and five girls. To do that children’s mothers and teachers were interviewed to define their conceptions about play. After, children were filmed for twenty minutes while playing, both at home and in school, in order to analise how children organize their activities. Content analysis of interviews and the categorization of children’s play show that play activities are structured differently by gender and the context where play occurs. The microanalysis of the videotapes of four children’s play explicit that they actively reconstruct play, building news scenarios, and inventing new functions for existing objects in the culture. Children do that by redifining sexual roles stereotyped as masculine, feminine and undiferentiated by sociocultural context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPsicologia : teoria e pesquisa. Brasília. Vol. 17, n. 1 (jan./abr. 2001), p. 59-67pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBrinquedopt_BR
dc.subjectSocioculturalen
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectPlayen
dc.subjectCultureen
dc.titleO brinquedo de pré-escolares : um espaço de ressignificação culturalpt_BR
dc.title.alternativePreschoolers’ play: a space for cultural re-signification en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000303503pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem