O destino da memória das vítimas da Shoah na cinematografia de um mundo administrado
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2007Author
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Doctorate
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Abstract in Portuguese
A partir da “libertação” dos campos de extermínio nazista, o horror concentracionário seria tematizado pelo cinema mundial em documentários pedagógicos ideologicamente comprometidos com os interesses dos vitoriosos. A perseguição, confinamento, deportação e extermínio dos judeus europeus sob Hitler passaria a constituir matéria-prima para a indústria cultural, engendrando um novo gênero do cinema ao longo da segunda metade do século XX, além da chamada Literatura de Testemunho. O presente ensai ...
A partir da “libertação” dos campos de extermínio nazista, o horror concentracionário seria tematizado pelo cinema mundial em documentários pedagógicos ideologicamente comprometidos com os interesses dos vitoriosos. A perseguição, confinamento, deportação e extermínio dos judeus europeus sob Hitler passaria a constituir matéria-prima para a indústria cultural, engendrando um novo gênero do cinema ao longo da segunda metade do século XX, além da chamada Literatura de Testemunho. O presente ensaio examina quatro marcos históricos da representação da memória das vítimas da Shoah na filmografia ocidental, à luz da Filosofia da Memória, de Theodor Wiesengrund Adorno. Os dilemas estéticos e éticos inerentes aos filmes sobre o Holocausto exigem, sob esta ótica, uma representação balizada moralmente, como forma de evitar uma última violência à memória das vítimas. ...
Abstract
When Nazi extermination camps were “freed”, concentration-camp horror was to be approached by world cinema through pedagogical documentaries that were ideologically bound to the interests of the winners. The persecution, confinement, deportation and extermination of European Jews under Hitler became raw material for the cultural industry, giving birth to a new cinema genre in the second half of the 20th century, beyond what is known as “Witness Literature”. This essay analyses four historical m ...
When Nazi extermination camps were “freed”, concentration-camp horror was to be approached by world cinema through pedagogical documentaries that were ideologically bound to the interests of the winners. The persecution, confinement, deportation and extermination of European Jews under Hitler became raw material for the cultural industry, giving birth to a new cinema genre in the second half of the 20th century, beyond what is known as “Witness Literature”. This essay analyses four historical milestones of the representation of the memories of Shoah victims in western filmmaking from the viewpoint of the “philosophy of memory” of Theodor Wiesengrund Adorno. From this perspective, the aesthetical and ethical dilemmas that are inherent to “movies about the Holocaust” call for a morally circumscribed representation as a means of avoiding ultimate violence to the memory of the victims. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação.
Collections
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Applied and Social Sciences (6079)
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