Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGerling, Cristina Maria Pavan Capparellipt_BR
dc.contributor.authorVianna, Rosiane Lemospt_BR
dc.date.accessioned2019-04-12T02:37:17Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/192847pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar o processo de estudo de três estudantes de piano durante a aprendizagem/reaprendizagem dos Dois Momentos Nordestinos de Calimério Soares (1944-2011), bem como a minha ação como professora. Em se tratando de investigação baseada nos pressupostos da prática reflexiva, trabalho sob a perspectiva de John Dewey (1959) e Donnald Schön (2000), ambos teóricos da prática reflexiva. Tendo em vista as trocas e interações entre alunos e professor, este trabalho consiste em uma pesquisa-ação. Essa estratégia metodológica baseia-se em ações que visam resolver problemas compartilhados na interação dos participantes e pesquisadores. O delineamento metodológico da pesquisa seguiu as etapas: (1) entrevista semiestruturada com três participantes que fizeram parte da minha turma de piano na Universidade Federal de Uberlândia; (2) relato de estudo ou retomada de estudo da obra, primeira gravação da obra, entrega da análise desenvolvida pela pesquisadora; (3) relato de estudo após a leitura da análise, segunda gravação da obra e aula de piano ministrada pela pesquisadora; (4) terceira gravação da performance final dos participantes; (5) depoimento escrito dos participantes em torno do processo de aprendizagem da obra. As perspectivas da pratica reflexiva com vistas ao conhecimento foram identificadas e evoluíram gradativamente em torno das metodologias empregadas e das ações desencadeadas no processo ensino-aprendizagem tanto dos sujeitos envolvidos nessa pesquisa quanto da professora. Os depoimentos, o elevado resultado musical na gravação final bem como minhas reflexões ao longo do processo de ensino e aprendizagem dos Dois Momentos Nordestinos de Calimério Soares demonstram o êxito da metodologia desenvolvida. O conjunto de atividades e ações de ensino, aprendizagem, interação professor/aluno, reflexão e análise como apoio metodológico comprovaram que tais aspectos aplicados na pratica de ensino trouxeram resultados positivos tanto no processo reflexivo dos alunos quanto da professora vindo a responder em larga medida nossas questões de pesquisa.pt
dc.description.abstractThe present study aims at investigating the processes of three students learning /relearning of Dois Momentos Nordestinos composed by Calimério Soares (1944-2011) as well as my role as a teacher. Based on the assumptions of reflective practice, I use the work of two well-known learning theorists: Dewey (1959) and Schön (2000). This is an action research that involves exchanges and interactions between students and teacher. This methodological strategy is based on actions that aim to solve problems led by individuals and researchers working together. The methodology is made up of: (1) a semi-structured interview with three students attending my piano class at the Federal University of Uberlândia; (2) a report of the learning/relearning of the work, the first recording as well as the receiving of the analysis offered by the researcher; (3) the analysis impact, the second recording of the work and the subsequent piano lessons taught by the researcher; (4) the third recording of the participants' final performance; and (5) a written statement of the participants describing the overall learning processes.The positive attitude of the participants throughout this study, their willingness to participate in the learning and relearning of the work as well as the fact that the methodological steps were followed as planned, ensured a very positive outcome. The reports, the encouraging results achieved in the final recording, and my reflections throughout the teaching/learning process of Dois Momentos Nordestinos, composed by Calimério Soares, have confirmed the success of the applied methodology and the fulfilling of the proposed objetives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectReflective practiceen
dc.subjectPrática reflexivapt_BR
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectPiano practiceen
dc.subjectEnsino : Aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectAnálise musicalpt_BR
dc.subjectMusical analysisen
dc.titleAprendendo e ensinando "Dois momentos nordestinos" para piano de Calimério Soares sob o viés da prática reflexiva de três alunos e uma professorapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001091912pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples