Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Sarmento, Simone"
Resultados 1-20 de 24
-
Avaliação linguística em periódicos de Linguística Aplicada no Brasil : mapeamento das publicações
Segat, Giovana Lazzaretti; Sarmento, Simone (2022) [Artigo de periódico]Avaliação é um dos temas de interesse da área de Linguística Aplicada (LA) devido aos impactos que pode gerar no ensino, na aprendizagem e em todos os aspectose agentes envolvidos. Esta revisão sistemática da literatura ... -
Can the use of English as a medium of instruction promote a more inclusive and equitable higher education in Brazil?
Baumvol, Laura Knijnik; Sarmento, Simone (2019) [Artigo de periódico]In this paper, we present the status quo and challenges regarding the use of additional languages as a medium of instruction in Brazilian higher education. We begin by contextualizing the importance of the process of ... -
Chick Lit, Chick Magnet, Biker Chick, Hippie Chick : metaphorical uses of Chick in contemporary american english
Mottin, Lívia Pretto; Sarmento, Simone (2011) [Artigo de periódico]Metaphors are not just a poetic or rhetorical tool, they are part of our conceptual system (Lakoff and Johnson, 1980). They allow us to understand one aspect of a concept in terms of another. This paper aims at unraveling ... -
A corpus-based study of connectors in student academic writing
Matte, Marine Laísa; Sarmento, Simone (2018) [Artigo de periódico]The aim of this paper is to present the results of an investigation which dealt with the use of connectors in a corpus composed of assignments written by Brazilians studying in British universities (BrAWE) as compared to ... -
Desafios no ensino de Inglês para Fins Acadêmicos no contexto do Programa Idiomas sem Fronteiras
Vial, Ana Paula Seixas; Matte, Marine Laísa; Sarmento, Simone (2020) [Artigo de periódico]O ensino de Inglês para Fins Acadêmicos (IFA) foi intensificado devido à internacionalização das universidades brasileiras, ao papel do inglês como língua de divulgação científica e à oferta de cursos de inglês para a ... -
Editorial
Welp, Anamaria Kurtz de Souza; Sarmento, Simone (2011) [Texto de apresentação/encerramento] -
Editorial [Revista BELT]
Mottin, Lívia Pretto; Sarmento, Simone (2010) [Artigo de periódico] -
O ensino de língua adicional em contexto de migração : princípios para o desenho de uma sequência didática para uma sala de aula translíngue
Menezes, Nathália Oliveira da Silva; Welp, Anamaria Kurtz de Souza; Sarmento, Simone; Didio, Álvaro Rutkoski (2023) [Artigo de periódico]Diante dos desafios impostos à escola no Brasil, em virtude da crescente inserção de alunos imigrantes falantes de outras línguas que não o português, é fundamental levantar questões enfrentadas, tanto por alunos imigrantes ... -
Entrelaçamentos entre teoria e prática : a translinguagem na formação docente no Programa de Residência Pedagógica
Vial, Ana Paula Seixas; Sarmento, Simone; Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese (2023) [Artigo de periódico]O Programa de Residência Pedagógica (PRP) insere estudantes de licenciatura na docência em escolas públicas, acompanhados por um professor da escola e por um professor da universidade. Considerando que a pedagogia translíngue ... -
Formação de professores no estágio de língua inglesa : os momentos de orientação com o professor universitário
Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso; Sarmento, Simone (2021) [Artigo de periódico]O Estágio Curricular Supervisionado é uma política educacional, na qual os alunos-professores realizam a prática pedagógica em sua área profissional em uma escola de educação básica, sob a responsabilidade de um profissional ... -
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
Kirsch, William; Sarmento, Simone (2021) [Artigo de periódico]The purpose of this study is to discuss the discourse practice of mi-croteaching in a teaching community consisting mainly of students pursuing the teacher certification in English as an Additional Language in southern ... -
Good practices in language education : the contributions of Bem Legal Journal to language teacher education
Welp, Anamaria Kurtz de Souza; Sarmento, Simone; Selbach, Helena Vitalina; Ramos, Dêner da Silva (2020) [Artigo de periódico]Inscribed in the scope of Applied Linguistics, this paper reports on the creation process of Bem Legal Journal and discusses its role as a formative space for pre and in-service language teachers. We present the theoretical ... -
Key multi-word terms in a language teacher education journal
Acorinti, Wesley Henrique; Matte, Marine Laísa; Sarmento, Simone (2023) [Artigo de periódico]The Bem Legal Journal (BLJ) serves as a developmental platform for pre-and in-service teachers (Welp et al., 2020) to develop their identity as teacher-author-educators (Garcez & Schlatter, 2017) while improving language ... -
Learning (to teach) English for academic purposes in pre-service teacher education
Sarmento, Simone; Vial, Ana Paula Seixas (2020) [Artigo de periódico]The aim of this study is to examine how inexperienced English teaching degree students deal with the challenge of having simultaneously to learn about and to deliver courses of academic English. Data was generated through ... -
Linguística de corpus : histórico, metodologia, campos de aplicação
Sarmento, Simone (2010) [Artigo de periódico]A Linguística de Corpus (LdC) é uma área que tem recebido muita atenção de linguistas nos últimos anos por ter revelado uma nova forma de enxergar, estudar e entender as línguas. Dessa forma, o objetivo deste artigo é ... -
MOOC para formação de professores de língua inglesa para ensino on-line em tempos de ensino remoto emergencial
Nunes, Mariana Backes; Ludovico, Francieli Motter; Barcellos, Patrícia da Silva Campelo Costa; Sarmento, Simone (2022) [Artigo de periódico]Ao se deparar com um Ensino Remoto Emergencial (ERE), muitos desafios fizeram-se presentes no cotidiano dos professores, como a utilização de Tecnologias de Comunicação Digital como mediadoras do ensino em meio a uma ... -
"Não é algo para o qual a universidade nos prepara" : materiais didáticos interdisciplinares produzidos por professores de inglês em formação no Programa de Residência Pedagógica
Fritsch, Deborah Luchesi Biazus Veronese; Vial, Ana Paula Seixas; Sarmento, Simone (2022) [Artigo de periódico]Este artigo trata sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP), no qual professores de inglês em formação inicial (residentes) trabalharam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob uma perspectiva interdisciplinar ... -
O papel das línguas na internacionalização da educação
Sarmento, Simone; Baumvol, Laura K.; Martinez, Ron (2019) [Texto de apresentação/encerramento] -
Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) : um relato de como se tornar um professor formador na educação superior
Schardong, Paula Cortezi Schefer Cardoso; Sarmento, Simone (2018) [Artigo de periódico]Amparadas pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa interpretativa e da pesquisa-ação, e à luz da teoria de aprendizagem situada, neste trabalho, por meio de um relato de experiência, analisamos se e como o ... -
Programa Leitorado Brasileiro : um olhar sobre os critérios dos editais da CAPES
Santos, Letícia Grubert dos; Sarmento, Simone (2021) [Artigo de periódico]O presente trabalho tem como objetivo analisar os editais de seleção de professores ao Programa Leitorado vinculado à CAPES. Para tanto, são estudados os documentos que compreendem o período de 2008 a 2018, com relação aos ...