Navegação Linguística, Letras e Artes por Autor "Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz"
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O acesso lexical em falantes multilíngues português-inglês-italiano
Pinto, Nalim Barbosa; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2020) [Artigo de periódico]Estudos sobre o acesso lexical bi/multilíngue investigam como ocorre a interação entre as línguas de um indivíduo bi/multilíngue durante a leitura de palavras. Esses estudos comparam o processamento de palavras cognatas ... -
Bilingual access of homonym meanings : individual differences in bilingual access of homonym meanings
Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Schwartz, Ana Isabel (2015) [Artigo de periódico]The goal of the present study was to identify the cognitive processes that underlie lexical ambiguity resolution in a second language (L2). We examined which cognitive factors predict the efficiency in accessing subordinate ... -
Can bilinguals rate their proficiency accurately in a language background questionnaire? : a correlation between self-rated and objective proficiency measures
Scholl, Ana Paula; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Finger, Ingrid (2021) [Artigo de periódico]Research with bilinguals apply different measures to assess proficiency, one of them being language background questionnaires, which include questions about individuals’ experience and self-rated proficiency. Studies suggest ... -
Construção de uma tarefa de reconhecimento de tradução libras-português : considerações metodológicas
Fonseca, Sandro Rodrigues da; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Finger, Ingrid (2018) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo refletir sobre aspectos metodológicos importantes a serem adotados na elaboração de uma tarefa psicolinguística que investiga o acesso lexical no bilinguismo bimodal. A Tarefa de Reconhecimento ... -
Controle metodológico : criação de um corpus para estudos sobre o processamento lexical de indivíduos bilíngues e multilíngues
Pinto, Nalim Barbosa; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2018) [Artigo de periódico]Estudos sobre o acesso lexical multilíngue utilizam tarefas de decisão lexical para comparar o processamento de palavras cognatas com não-cognatas e investigar se há co-ativação das línguas durante o processamento em uma ... -
Correlação entre fatores de experiência linguística bilíngue e controle inibitório
Koch, Rodrigo Alan; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2018) [Artigo de periódico]Há um debate na literatura quanto à existência da vantagem bilíngue nas funções executivas e fatores linguísticos possivelmente associados a ela. Esta pesquisa exploratória teve por objetivo investigar quais fatores de ... -
Diálogos em multilinguismo : uma discussão sobre as pesquisas realizadas no LABICO/UFRGS
Finger, Ingrid; Alves, Ubiratã Kickhöfel; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Preuss, Elena Ortiz (2016) [Artigo de periódico]A partir de uma visão de multilinguismo como um dilema intercultural, cujas características podem ser mais bem elucidadas a partir da condução de estudos interdisciplinares, este artigo tem como objetivo exemplificar de ... -
Efeito cognato no processo de lexicalização bilíngue
Preuss, Elena Ortiz; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Finger, Ingrid (2015) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo verificar o efeito de interferência interlinguística e o efeito cognato na fala de bilíngues português-espanhol. Nos testes, concebidos dentro do paradigma de interferência ... -
Efeitos do início da aquisição na consciência fonológica da Libras em crianças e adolescentes surdos
Cruz, Carina Rebello; Finger, Ingrid; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2017) [Artigo de periódico]O presente estudo verificou o nível de consciência fonológica na Libras em crianças e adolescentes surdos bilíngues Libras/Português, com faixa etária entre 9 e 14 anos, com início da exposição à Libras, primeira língua, ... -
Evidence of non-selective lexical access in children from a Portuguese-English bilingual school
Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Brentano, Luciana de Souza; Toassi, Pâmela Freitas Pereira; Sittig, Catherine C.; Finger, Ingrid (2020) [Artigo de periódico]The issue of language selectivity regarding lexical access of bilingual adults has been thoroughly reported in the literature. However, studies with bilingual children are still limited, especially in the Brazilian context, ... -
Fatores de experiência linguística associados à proficiência autoavaliada por usuários de inglês como língua adicional
Scholl, Ana Paula; Finger, Ingrid; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2017) [Artigo de periódico]Pesquisadores sugerem que o aprendizado de línguas adicionais e a experiência com o uso dessas línguas tem um papel importante no desenvolvimento da competência linguística de um indivíduo (MARIAN, BLUMENFELD e KAUSHANSKAYA, ... -
Lower-intermediate learners of English as a second language improve reading recall through use of text structure strategy
Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Pigatto, Renata; Finger, Ingrid; Mangie, Kristina (2015) [Artigo de periódico]We investigated the efficacy of a shorter version of the Text Structure Strategy (TSS) training (MEYER, YOUNG & BARTLETT, 1989) with a group of native Portuguese speakers learning English as a second language, and a group ... -
Percepção de norte-americanos quanto às oclusivas surdas finais sem soltura audível do inglês
Perozzo, Reiner Vinicius; Alves, Ubiratã Kickhöfel; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2014) [Artigo de periódico]O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de norte-americanos quanto às oclusivas surdas sem soltura audível do inglês em final de sílabas CVC. Tal verificação ocorreu com base em hipóteses de um estudo prévio, ... -
Relações entre experiência de leitura, habilidades linguísticas e acesso lexical na L2
Rigatti, Pietra Cassol; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2019) [Artigo de periódico]A literatura aponta a importância da experiência de leitura para o desenvolvimento de uma L1 e o aprendizado de uma L2, em especial ao se tratar do acesso lexical em uma L2 (PERFETTI; HART, 2001; ARTIEDA, 2007). Além disso, ... -
The role of L1 knowledge on L2 speech perception : investigating how native speakers and Brazilian learners categorize different VOT patterns in English
Schwartzhaupt, Bruno Moraes; Alves, Ubiratã Kickhöfel; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz (2015) [Artigo de periódico]The present study aimed to investigate how different Voice Onset Time (VOT) patterns are categorized by native speakers of American English and Brazilian Learners of English. American English and Brazilian Portuguese diverge ... -
Tradução de teste de capacidade de memória de trabalho do inglês para o português brasileiro
Rigatti, Pietra Cassol; Fontes, Ana Beatriz Arêas da Luz; Magagnin, Kelvin Pereira; Finger, Ingrid (2017) [Artigo de periódico]O objetivo deste estudo foi a tradução e a adaptação para o contexto brasileiro de um teste de capacidade de Memória de Trabalho (MT) (WATERS e CAPLAN, 1996a). Nossa motivação é a existência de apenas uma medida de MT em ...