Navegação Ciências Exatas e da Terra por Assunto "Educação Matemática"
Resultados 1-20 de 47
-
A aprendizagem em Matemática e a realidade dos alunos no contexto da rizicultura
(2022) [Artigo de periódico]O artigo apresenta o planejamento e implementação de uma prática em sala de aula, com o objetivo de analisar a articulação da realidade dos alunos e o processo de aprendizagem em matemática. A realidade dos alunos considerada ... -
Apresentação do dossiê Saberes Matemáticos na Escola Primária do Rio Grande do Sul
(2015) [Artigo de periódico] -
Articulação de saberes : divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada
(2019) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma reflexão sobre o estudo de divisores de um número natural articulado ao estudo do plantio de sementes de milho, momento inicial de uma prática curricular desenvolvida com uma turma de quinto e ... -
Big Data e Educação Matemática : possibilidades do recurso Gapminder
(2020) [Artigo de periódico]O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar o recurso de Big Data denominado Gapminder Tools, introduzir suas funcionalidades, bem como possibilitar a discussão da utilização de recursos de Big Data em ... -
Cadernos de Beatriz : discussões teóricas para uma aproximação com a matemática nos registros de estágio da normalista gaúcha (1967)
(2017) [Artigo de periódico]O presente artigo sintetiza as reflexões produzidas na primeira etapa de análise de cadernos escolares como fonte de pesquisa para a história da educação matemática, apresentando aproximações teóricas feitas pelos autores ... -
Cadernos escolares : problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, ... -
Os caminhos da modelagem no “Pós”-GPIMEM : desenvolvendo uma árvore genealógica
(2014) [Artigo de periódico]Neste artigo analisamos os caminhos seguidos por professores/pesquisadores, ex-alunos do Grupo de Pesquisa em Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM), no desenvolvimento de pesquisas sobre modelagem ... -
Cartografia da(s) identidade(s) do professor de matemática : mapa das densidades de sentido constituídas nas redes discursivas de sujeitos escolares
(2017) [Artigo de periódico]O artigo tem por objetivo mapear identidade(s) do professor de Matemática, constituídas nas redes discursivas dos sujeitos escolares contemporâneos de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Novo Hamburgo (RS), ... -
Contributos da componente curricular História da Matemática na formação inicial do professor de matemática
(2019) [Artigo de periódico]O presente texto organiza-se a partir de uma pesquisa realizada com professores de matemática que cursaram durante a formação inicial a componente curricular História da Matemática. A pesquisa teve por objetivos investigar ... -
Discursos da Educação Matemática e a constituição de sujeitos : aspectos históricos do ensino da tabuada
(2017) [Artigo de periódico]Este artigo tem como objetivo apontar elementos para a escrita de uma história do ensino da tabuada. Utiliza-se das teorizações do fi lósofo Michel Foucault, que possibilitam um movimento de olhar para este saber como ... -
Discussões entre professora e alunos em um ambiente de modelagem geométrica
(2020) [Artigo de periódico]Neste trabalho, tecemos reflexões a partir de uma experiência de modelagem geométrica de logotipos de marcas, classificada como intermediária entre o segundo e o terceiro casos, ao considerar-se a relação entre Modelagem ... -
Dobraduras dinâmicas e a argumentação em geometria
(2020) [Artigo de periódico]Nesse artigo analisa-se o desenvolvimento do pensamento geométrico e da argumentação a partir da exploração de situações geométricas de dobraduras em ambiente de geometria dinâmica. A investigação foi conduzida por um ... -
Dobraduras dinâmicas e o desenvolvimento do pensamento geométrico
(2023) [Artigo de periódico]Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida a partir da proposta de exploração de dobraduras dinâmicas que resultam em figuras geométricas, construídasem ambiente de geometria dinâmica e analisa a partir dessa exploração ... -
Educação Matemática & Ciência da Computação na escola : aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?
(2017) [Artigo de periódico]Nesse artigo propõe-se uma discussão para compreender como é possível promover a aprendizagem da matemática quando se aprende a programar. O objetivo é propor que a Educação Matemática possa ser um meio alternativo para a ... -
Educação matemática e educação do campo
(2017) [Texto de apresentação/encerramento] -
Educação matemática e tecnologia : uma análise de discursos presentes no BOLEMA
(2016) [Artigo de periódico]Este artigo foi resultado de uma pesquisa documental que objetivou analisar a maneira como a revista “BOLEMA: Boletim de Educação Matemática” articula a Educação Matemática com as tecnologias. O material analisado foi ... -
Empréstimo e transporte : negociações de sentidos na Educação Matemática de jovens e adultos
(2021) [Artigo de periódico]Este texto apresenta e discute um episódio de negociação entre alunas e professora em uma sala de aula de educação de jovens e adultos, durante o estudo do algoritmo escolar da multiplicação. O episódio é analisado a partir ... -
Encarando o ENEM: a discussão de uma questão de Matemática entre estudantes do Ensino Médio
(2022) [Artigo de periódico]O artigo apresenta adiscussão de uma questão de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio(ENEM)com um grupo de alunos daterceirasériedo Ensino Médio de uma escola da rede pública. O episódio integra uma pesquisa qualitativa ... -
Ensino de matemática nas escolas normais primárias francesas, 1830-1848 : desafios sociais e culturais para a formação de professores primários
(2019) [Artigo de periódico]No século XIX, o sistema educacional francês e o próprio ensino estavam organizados segundo as classes sociais às quais os alunos pertenciam: a escola primária constituía a escola do povo e o ensino secundário, a escola ...