• Adaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Web 

      Oliveira, Jose Palazzo Moreira de; Brunetto, Maria Angelica Oliveira Camargo; Proenca Junior, Mario Lemes; Pimenta, Marcelo Soares; Ribeiro, Cora Helena Francisconi Pinto; Lima, Jose Valdeni de; Freitas, Veronice de; Marçal, Viviane Sodré Prado; Gasparini, Isabela; Amaral, Marília Abrahão (2003) [Artigo de periódico]
      Este artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. ...
    • A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em educação em ciências 

      Ferreira, Marcelo; Loguercio, Rochele de Quadros (2014) [Artigo de periódico]
      A análise de conteúdo é um instrumento de exploração interpretativa de documentos de diversas naturezas, procedida por técnicas que visam à organização e à sistematização de unidades textuais para a evidenciação de núcleos ...
    • Conceitos para uma arquitetura das representações escolares 

      Pastoriza, Bruno dos Santos; Loguercio, Rochele de Quadros (2014) [Artigo de periódico]
      O presente trabalho discute a arquitetura do conceito de representações escolares, pautado através das discussões teóricas da ideia de representação em Gaston Bachelard e do fenômeno das representações sociais de Serge ...
    • Diferentes abordagens de computação afetiva em sistemas multiagentes e sistemas tutores inteligentes 

      Pontarolo, Edilson; Bercht, Magda; Vicari, Rosa Maria (2003) [Artigo de periódico]
      Os resultados recentemente obtidos nas neurociÍncias e ciÍncias cognitivas apontam para novas explicaÁıes sobre o papel da emoÁ„o na aprendizagem e outros processos cognitivos. Esse entendimento influenciou, sobretudo a ...
    • Mapa dinâmico & texto livre : uma nova abordagem de práticas educacionais 

      Pastoriza, Bruno dos Santos; Loguercio, Rochele de Quadros (2009) [Artigo de periódico]
      Mais recentemente, o impacto dos avanços tecnológicos aplicados à educação contribuiu para o aprimoramento das metodologias utilizadas no ensino. Um reflexo disto reside no aperfeiçoamento dos instrumentos educacionais, ...
    • Una interpretación de las opiniones de ingresantes a al universidad a la universidad sobre la noción de interacción 

      Stipcich, Maria Silvia; Moreira, Marco Antonio; Caballero Sahelices, María Concesa (2004) [Artigo de periódico]
      Este trabajo detalla el proceso realizado para analizar las respuestas a un test, distribuido entre aspirantes a ingresar en la Facultad de Ciencias Exactas de la Universidad Nacional del Centro, en Tandil, Buenos Aires. ...