• Apoio institucional e universidade pública : a clínica em trabalho 

      Noguez, Camila Maggi Rech; Paulon, Simone Mainieri (2020) [Artigo de periódico]
      O artigo apresenta uma pesquisa que explora a dimensão clínica do Apoio Institucional realizado pela equipe de servidores do serviço de acompanhamento psicossocial ao servidor de uma universidade pública do sul do Brasil. ...
    • A atualidade do debate sobre a autonomia universitária 

      Oliveira, Renato de (1999) [Artigo de periódico]
      Retorma-se a experiência histórico-institucional da universidade brasileira para debater a questão da autonomia no contexto atual da crise interna e externa da instituição universitária. Contrapondo o projeto da comunidade ...
    • Avaliação participativa online e off-line 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro; Leite, Maria Cecília Lorea; Genro, Maria Elly Herz; Polidori, Marlis Morosini; Edelwein, Mônica Pagel; Escott, Clarice Monteiro; Felix, Glades Teresa; Pires, Regina Celi Machado; Machado, Renata Silva; Reis, Marieta (2007) [Artigo de periódico]
      Este é um trabalho de pesquisa coletiva que vem sendo construído por várias mãos no espaço da parceria. O texto apresenta a revisão de literatura, metodologia e resultados parciais de uma investigação que entende Avaliação ...
    • Campo científico-acadêmico e a disciplina de sociologia na escola 

      Caregnato, Célia Elizabete; Cordeiro, Victoria Carvalho (2014) [Artigo de periódico]
      O artigo focaliza a produção de conhecimento acadêmico a respeito de ensino de Ciências Sociais para entender a Sociologia na escola. A base empírica é composta por dissertações e teses aprovadas entre 1998 e 2008. Os ...
    • O campo da educação no Brasil : mudanças em atributos para legitimação dos pesquisadores 

      Caregnato, Célia Elizabete; Miorando, Bernardo Sfredo; Leite, Denise Balarine Cavalheiro (2018) [Artigo de periódico]
      O artigo discute como os pesquisadores constroem a legitimidade científica no campo da educação no Brasil. Estratégias e disputas compõem a dinâmica e permitem analisar a obtenção de capital científico puro e político. A ...
    • Cinco escritos para um mosaico : produções textuais a partir de pesquisas acadêmicas em artes cênicas 

      Santos, Vera Lucia Bertoni dos; Ávila, Silvana Baggio; Allemand, Débora Souto; Resende, Fellipe Santos; Ponsi, Iasmin D´Ornelas; Silva, Iassanã Martins da (2019) [Artigo de periódico]
      O trabalho resulta de uma atividade pedagógica realizada por um grupo de pesquisadores vinculados à disciplina de Seminário de Tese em Artes Cênicas, do currículo do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Artes ...
    • Uma conversa entre slam e universidade em quatro movimentos de pouso : corazonar um território em composição de saberes 

      Gusmão, Renata Castro; Genro, Maria Elly Herz (2022) [Artigo de periódico]
      Uma conversa entre slam e universidade, suas contribuições para o encontro, a formação e o cuidado. Uma tese em finalização, um território atravessado pela pandemia e reinventado de sentido pela escuta, com inspirações ...
    • Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano 

      Zitkoski, Jaime José; Genro, Maria Elly Herz; Caregnato, Célia Elizabete (2015) [Artigo de periódico]
      O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito ...
    • Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul : desigualdades e equidade 

      Caregnato, Célia Elizabete; Oliven, Arabela Campos (2017) [Artigo de periódico]
      O artigo compara os níveis de informação, aceitação e julgamento de políticas de ação afirmativa na educação superior brasileira com base em uma pesquisa realizada no ano de 2015 com a população do estado do Rio Grande do ...
    • Educación superior y universidad en América Latina : perspectivas temáticas para debates e investigaciones 

      Caregnato, Célia Elizabete; Santin, Dirce Maria; Dell Vale, Damián; Didriksson, Axel (2020) [Artigo de periódico]
      Educação superior e universidade são temas de amplo interesse no mundo todo e reúnem esforços de múltiplos agentes e disciplinas. Com base nas configurações do campo da educação superior e nos debates da Cátedra Unesco ...
    • Encontros e desencontros das ações afirmativas no ensino superior : as resistências dos estudantes indígenas 

      Fernandes, Rosa Maria Castilhos; Ames, Valesca Daiana Both; Domingos, Angélica (2017) [Artigo de periódico]
      As políticas de ações afirmativas para ingresso de estudantes indígenas no ensino superior resultam da luta destes povos na busca por conhecimentos que possam contribuir na defesa e conquista de direitos e melhorias das ...
    • Encruzilhadas do ensino : reflexões sobre as ações afirmativas de acesso à universidade pública brasileira 

      Mossmann, Alexandre; Barbosa, Marcos Rafael de Oliveira; Dolci, Liana Netto; Santos, Daniele Pioli dos; Brack, Gabriela Verrastro; Weinmann, Amadeu de Oliveira (2017) [Artigo de periódico]
      Encruzilhadas do Ensino é o primeiro projeto do PET Psicologia UFRGS a se dedicar ao trabalho com estudantes de uma escola pública de ensino médio. A iniciativa surgiu com a gradual alteração no perfil do grupo, transformado ...
    • O estágio voluntário na percepção de acadêmicos de enfermagem 

      Echer, Isabel Cristina; Lucena, Amália de Fátima; Kern, Ivana Linhares Colisse; Dias, Daniela Rodrigues (2003) [Artigo de periódico]
      O objetivo deste estudo foi conhecer as percepções vivenciadas por alunos de enfermagem, em estágio voluntário. As informações coletadas com doze participantes, no período de maio a julho de 2002, num hospital Universitário, ...
    • Estudantes e avaliação 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro (2010) [Artigo de periódico]
      Em diferentes países e sociedades figura a temática da pesquisa sobre o ‘estudante universitário’. Enquanto as abordagens da pesquisa internacional privilegiam o conhecimento sobre as aprendizagens do estudante universitário, ...
    • A experiência do Centro de Memória do Esporte da UFRGS na produção, guarda e divulgação de acervos esportivos 

      Goellner, Silvana Vilodre (2014) [Artigo de periódico]
      Este texto tem como objetivo descrever a experiência do Centro de Memória do Esporte, da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no que tange à produção, à guarda e à divulgação de ...
    • Extensão e práticas urbanas emergentes 

      Mello, Bruno César Euphrasio de; Lersch, Ines Martina; Rovati, João Farias; Nodari, Gabriela Rosa (2020) [Artigo de periódico]
      Este artigo relata e discute os resultados do projeto de extensão universitária “Práticas urbanas emergentes”, ocorrido ao longo do ano de 2018 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Por meio de vivências e ...
    • A influência do Campus do Vale da UFRGS na urbanização do seu entorno a partir da perspectiva dos moradores do bairro Santa Isabel, Viamão/RS 

      Maia, Joseli Andrades; Silveira, André Luiz Lopes da; Mendes, Carlos André Bulhões (2016) [Artigo de periódico]
      Desde a sua criação, a função das Universidades tem evoluído: de uma instituição de ensino formal a uma agente criadora e modeladora de espaços, atraindo a população não acadêmica para o seu entorno e auxiliando na produção ...
    • Inovação na universidade : a pesquisa em parceria 

      Leite, Denise Balarine Cavalheiro; Cunha, Maria Isabel da; Lucarelli, Elisa; Veiga, Ilma Passos Alencastro; Fernandes, Cleoni; Braga, Ana Maria e Souza; Genro, Maria Elly Herz; Ferla, Alcindo Antônio; Campani, Adriana; Campos, Márcia; Alves, Evandro; Nolasco, Luciane (1999) [Artigo de periódico]
      Neste texto refletimos sobre a experiência de uma pesquisa sobre Inovação na universidade que se desenvolve em quatro instituições públicas de dois países - Brasil e Argentina. Nosso objetivo foi identificar experiências ...
    • Jovens indígenas na Universidade Federal do Grande do Sul : movimentos de apropriação e re-existência 

      Doebber, Michele Barcelos; Bergamaschi, Maria Aparecida (2020) [Artigo de periódico]
      O crescente acesso de indígenas ao ensino superior, motivados pela busca de apropriação de ferramentas das sociedades não indígenas para a defesa de seus direitos, territórios e organização social, provocou, na última ...
    • O lado avesso da extensão : universidade e sociedade (quem é o outro da relação?). Por uma pesquisa-intensão 

      Streppel, Fernanda Fontana; Palombini, Analice de Lima (2015) [Artigo de periódico]
      Este artigo pretende discutir a articulação entre universidade e sociedade, levando a problemá-tica da alteridade ao centro da análise. Parte da experiência do Coletivo de Rádio Potência Mental, como campo de pesquisa, ...