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dc.contributor.advisorKloeckner, Gilberto de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorCorreia Júnior, Glênio Saraivapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T04:15:30Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19135pt_BR
dc.description.abstractAs Finanças Comportamentais contrapõem o pressuposto fundamental da Hipótese dos Mercados Eficientes, a racionalidade perfeita. O pilar central das Finanças Comportamentais é Teoria do Prospecto, desenvolvida por Kahneman e Tversky. A partir de então, diversos autores tem documentado a ocorrência de erros sistematicos no processo de tomada de decisão sob risco/incerteza, chamados de ilusões cognitivas. Ilusões cognitivas são tendências para que ocorram erros sistemáticos no processo de tomada de decisão. Apesar das evidências empíricas, não há estudos conclusivos que sistematizem a influência das ilusões cognitivas no comportamento dos investidores. Este trabalho objetivou relacionar como o efeito de algumas ilusões cognitivas pode ter influenciado o comportamento do mercado de capitais brasileiro após a divulgação de notícias que tenham afetado o preço ou o volume negociado das ações.pt_BR
dc.description.abstractBehavioral Finance contradicts the fundamental assumption of the efficient market hypothesis, the perfect rationality. The central pillar of Behavioral Finance is The Prospect Theory, developed by Kahneman and Tversky. Since then, several authors have documented the occurrence of systematic errors in decision making processes under risk/uncertainty, called cognitive illusions. Cognitive illusions are tendencies that cause systematic errors in the decision making process. Despite the empirical evidence, there are no conclusive studies that systematize the influence of cognitive illusions on the behavior of investors. This study aimed at relating how the effect of some cognitive illusions may have influenced the behavior of the Brazilian capital market after the release of news that affected the price or trading volume of stocks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBehavioral financeen
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectMercado de capitaispt_BR
dc.subjectProspect theoryen
dc.subjectCognitive ilusionsen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectInvestmentsen
dc.subjectMaking deciosionen
dc.titleAs relações do mercado de capitais brasileiro sob o ponto de vista comportamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000733984pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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