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dc.contributor.advisorTrasel, Marcelo Ruschelpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Marcelo Carôllo de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T04:17:34Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/190094pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa identificar e compreender como as transformações no mercado de trabalho e nas atribuições do profissional do jornalismo se dão a partir da realização de reportagens hipermídia. Para tanto, analisamos a matéria “Os Sobreviventes do futebol gaúcho: histórias de quem disputa a Copa Wianey Carlet” produzida para a Rádio Gaúcha, o Jornal Zero Hora e o site GaúchaZH. Foram trazidas entrevistas estruturadas com os repórteres responsáveis pelo material e referencial teórico da área do jornalismo multimidiático e online. A partir da análise do que foi dito pelos repórteres e do conteúdo estudado na literatura, foi possível concluir que o jornalismo passa por um processo de reinvenção no qual as produções multimídia apresentam papel fundamental. O profissional da área precisa, mais do que ser capaz de produzir conteúdo para diferentes veículos, fazê-lo de acordo com os padrões de qualidade de um especialista naquela mídia. Assim como as empresas de comunicação necessitam transformar seus modelos de negócio para voltarem a ser financeiramente saudáveis.pt
dc.description.abstractThis paper aims to identify and understand how the transformations in the job market and in the attributions of journalism professionals are based on hypermedia reporting. For that, we analyzed the article "Survivors of the gaucho football: stories of those who dispute the Wianey Carlet Cup", produced for Rádio Gaúcha, Zero Hora and the GaúchaZH website. We carried out structured interviews for this work with the reporters responsible for the material and theoretical reference of the area of multimedia and online journalism. From the analysis of what was said by the reporters and the content studied in the literature, it was possible to conclude that journalism undergoes a process of reinvention in which multimedia productions play a fundamental role. The professional in the field needs more than being able to produce content for different vehicles, so be it. Just as communication companies need to abandon their business models to become financially healthy again.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo esportivopt_BR
dc.subjectJornalismo multiplataformapt_BR
dc.titleJornalismo hipermídia na reportagem “Os sobreviventes do futebol gaúcho”, de Rádio Gaúcha, Zero Hora e GaúchaZHpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001089644pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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