Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorGruber, Laura Amaral Sambaquipt_BR
dc.date.accessioned2019-03-01T02:27:56Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/189065pt_BR
dc.description.abstractA exposição Radical Women: Latin American Art, 1960 — 1985 ocorreu nos Estados Unidos entre 2017 e 2018, com montagens em Los Angeles e Nova Iorque. Radical Women reuniu a produção de mulheres artistas latino-americanas, latinas e chicanas durante um período de bastante turbulência política e social e também de experimentação de novos meios e linguagens artísticas. Entre as cerca de 120 artistas de 15 países que integram a exposição, temos um grupo de 24 artistas consideradas brasileiras — ou seja, nascidas ou radicadas no Brasil. No presente trabalho, reflito sobre a representação da arte brasileira no circuito internacional através destas 24 artistas selecionadas para a exposição, analisando tanto o discurso curatorial e expográfico de Radical Women quanto sua recepção crítica pela imprensa especializada estadunidense. A pesquisa é pautada pelos estudos sobre internacionalização da arte brasileira, realizados por Ana Letícia Fialho e, em última instância, busca mapear a influência imediata do discurso de Radical Women sobre a leitura que se faz de arte brasileira deste período nos Estados Unidos.pt
dc.description.abstractThe exhibition Radical Women: Latin American Art, 1960 — 1985 took place in the United States between 2017 and 2018, with set-ups in Los Angeles and New York. Radical Women brought together Latin American, Latina and Chicana women artists during a period of political and social turmoil and experimentation with new media and artistic languages. Among the approximately 120 artists from 15 countries that make up the exhibition, we have a group of 24 artists considered Brazilian — that is, born or based in Brazil. In the present work, I reflect on the representation of Brazilian art in the international circuit through these 24 artists selected for the exhibition, analyzing both the curatorial and expographic discourse of Radical Women and their critical reception by the US specialized press. The research is based on the studies on the internationalization of Brazilian art by Ana Letícia Fialho and, ultimately, seeks to map the immediate influence of Radical Women's discourse on the reading of Brazilian art of this period in the United States.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExposição (Arte)pt_BR
dc.subjectRadical Women: Latin American Art, 1960 — 1985en
dc.subjectArte brasileirapt_BR
dc.subjectWomen artistsen
dc.subjectInternationalization of Brazilian arten
dc.titleArtistas brasileiras no cenário internacional : A exposição ‘Radical Women: Latin American Art, 1960 — 1985’ e alguns desdobramentospt_BR
dc.title.alternativeBrazilian women artists in the international scene : the exhibition Radical Women: Latin American Art, 1960 — 1985 and some unfoldingsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001086570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples