A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar
dc.contributor.author | Cavalcanti, Claudio Jose de Holanda | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Matheus Monteiro | pt_BR |
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-01-30T02:33:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1517-6312 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/188331 | pt_BR |
dc.description.abstract | Por meio de um estudo empírico, este trabalho apresenta uma crítica ao discurso que afirma que os problemas na formação de professores podem ser a principal causa do fraco desempenho dos alunos em testes escolares e em larga escala. Para fundamentar essa crítica, investigamos os microdados do ENEM de 2016 em conjunto com dois indicadores do INEP referentes à formação de professores e suas condições de trabalho. Defendemos a tese de que as inadequações na formação de professores, por si só, não explicam o bom ou o mau desempenho dos alunos na educação básica e nos testes em larga escala. Nesse sentido, tais insuficiências não podem ser usadas como estratégia para parlamentares e grandes meios de comunicação culparem o professor a fim de ocultar a omissão do Estado em relação à educação básica de nosso país. Por fim, defendemos a urgência de investir em mais políticas públicas que não sejam restritas a programas de formação de professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | By means of an empirical study, this work presents a criticism to the discourse which claims that problems in teacher’s training can be the main cause for the poor students’ performance in school and large-scale tests. To provide ground to this criticism, we investigated the ENEM microdata of 2016 in conjunction with two INEP indicators concerning teacher training and their labor conditions. We defend the thesis that inadequacies in teacher training by itself do not explain the good or bad performance of students in basic education and in large-scale tests. In this sense, such inadequacies cannot be used as a strategy for congressmen and large media to blame the teacher in order to hide the state's omission regarding the basic education of our country. Finally, we defend the urgency of investing in more public policies, not restricted to teacher’s training programs. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Thema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 3 (2018), p. 1064-1088 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject | Student’s performance | en |
dc.subject | ENEM | en |
dc.title | A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | The fallacy on blaming teachers for school failure | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001083549 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39096)Ciências Exatas e da Terra (5948)