Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCavalcanti, Claudio Jose de Holandapt_BR
dc.contributor.authorNascimento, Matheus Monteiropt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-30T02:33:08Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188331pt_BR
dc.description.abstractPor meio de um estudo empírico, este trabalho apresenta uma crítica ao discurso que afirma que os problemas na formação de professores podem ser a principal causa do fraco desempenho dos alunos em testes escolares e em larga escala. Para fundamentar essa crítica, investigamos os microdados do ENEM de 2016 em conjunto com dois indicadores do INEP referentes à formação de professores e suas condições de trabalho. Defendemos a tese de que as inadequações na formação de professores, por si só, não explicam o bom ou o mau desempenho dos alunos na educação básica e nos testes em larga escala. Nesse sentido, tais insuficiências não podem ser usadas como estratégia para parlamentares e grandes meios de comunicação culparem o professor a fim de ocultar a omissão do Estado em relação à educação básica de nosso país. Por fim, defendemos a urgência de investir em mais políticas públicas que não sejam restritas a programas de formação de professores.pt_BR
dc.description.abstractBy means of an empirical study, this work presents a criticism to the discourse which claims that problems in teacher’s training can be the main cause for the poor students’ performance in school and large-scale tests. To provide ground to this criticism, we investigated the ENEM microdata of 2016 in conjunction with two INEP indicators concerning teacher training and their labor conditions. We defend the thesis that inadequacies in teacher training by itself do not explain the good or bad performance of students in basic education and in large-scale tests. In this sense, such inadequacies cannot be used as a strategy for congressmen and large media to blame the teacher in order to hide the state's omission regarding the basic education of our country. Finally, we defend the urgency of investing in more public policies, not restricted to teacher’s training programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 3 (2018), p. 1064-1088pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectStudent’s performanceen
dc.subjectENEMen
dc.titleA falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe fallacy on blaming teachers for school failure en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001083549pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples