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dc.contributor.advisorValentini, Nadia Cristinapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Keila Ruttnig Guidonypt_BR
dc.date.accessioned2010-03-24T04:15:53Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18825pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi comparar o desenvolvimento motor de bebês participantes e não participantes de programas de atividades aquáticas, investigando questões de gênero e faixa etária; relacionando o desenvolvimento motor com o tempo de participação no programa. Participaram do estudo 80 bebês (idades entre 1 e 18 meses) distribuídos em grupos: GA - 40 bebês participantes de programas de atividades aquáticas e GC - 40 bebês provenientes de escolas de educação infantil e creches de Porto Alegre, pareados de acordo com idade e renda com o GA. Foi utilizada a Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), que avalia o desenvolvimento motor de 0 a 18 meses e é composta por 58 itens, divididos em 4 subescalas: prono (21), supino (9), sentado (12) e em pé (16). Para caracterização da amostra, foi utilizado um questionário com questões relativas ao nascimento da criança. Os resultados quanto ao desenvolvimento motor evidenciam: (1) melhor desempenho do GA; (2) semelhança de desempenho entre os gêneros; (3) desempenho superior no do GA no 2º, 3º e 4º trimestres de vida; (4) crianças mais velhas com desempenho superior as mais jovens; e, (5) correlação moderada entre o desenvolvimento motor e o tempo de prática no programa aquático. O programa de atividades aquáticas influenciou positivamente o desenvolvimento motor dos seus participantes, de forma semelhante entre os gêneros e mais acentuadamente entre 4 e 12 meses de vida. Além disso, quanto maior o tempo de participação no programa, melhor foi desenvolvimento motor do bebê.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study was to compare motor development of infants participating and non-program participants of water activities, exploring issues of gender and age; linking motor development over time for the program. The study included 80 infants (aged 1 to 18 months) divided into groups: GA - 40 babies program participants of water activities and GC - 40 babies from preschools and day care centers in Porto Alegre, matched for age and income with the GA. We used the Alberta Infant Motor Scale (PIPER, DARRAH, 1994), which assesses the motor development of 0 to 18 months and it consists of 58 items, divided into 4 subscales: prone (21), supine (9), sitting (12) and standing (16). To characterize the sample, we used a questionnaire concerning the child's birth. The results for the development motor show: (1) better performance of GA, (2) similarities between the genders, (3) the better performance of the GA on the 2nd, 3rd and 4th quarters of life, (4) older children with better performance than younger, and (5) moderate correlation between motor development and practice time in the aquatic program. The program of aquatic activities positively influenced the motor development of its participants, similar between genders and more sharply between 4 and 12 months of life. Moreover, the longer the duration of participation in the program, better motor development was the baby.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectEsportes aquáticospt_BR
dc.titleAtividades aquáticas para bebês : influência no desenvolvimento motorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000732927pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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