Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReidel, Tatianapt_BR
dc.contributor.authorGodoy, Manoella Rocha dept_BR
dc.date.accessioned2019-01-26T02:35:20Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188227pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão do Curso da Universidade Federal do Rio Grande do Sul versa sobre os desafios e perspectivas do trabalho da assistente social na execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto, a partir de uma pesquisa bibliográfica documental e da experiência profissional a partir do estágio obrigatório em Serviço Social em um CREAS do município de Porto Alegre. Algumas inquietações surgiram sobre como o processo socioeducativo se efetiva considerando o caráter punitivo e assim, como incide as dimensões do trabalho da assistente social na direção da promoção da garantia de direitos. O mesmo tem como principal objetivo compreender os desafios e perspectivas do trabalho da assistente social na execução das Medidas Socioeducativas em meio aberto a fim de contribuir com a qualificação do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei. A metodologia contou com revisão bibliográfica, análise documental das legislações que dizem respeito ao direito da criança e do adolescente, além das produções realizadas nos estágios curriculares. Como achados da pesquisa bibliográfica e documental, destaca-se o avanço nas políticas de atendimento legitimado pelas legislações, mas traz como desafio o retrocesso no que concerne as políticas sociais no que tange os direitos das crianças e dos adolescentes. Conclui-se evidenciando que os desafios se configuram na trama das relações políticas, sociais e econômicas onde a assistente social irá lidar num contexto adverso, intensificado pelo neoliberalismo, de precarização do trabalho, baixos salários, falta de recursos humanos e financeiros, dificultando a qualidade do trabalho prestado. Além disso, a conjuntura atual reforça a lógica punitiva quando discute a privação de liberdade em detrimento da socioeducação, na busca pelo encarceramento como solução. As perspectivas do trabalho das assistentes sociais se dão no fortalecimento da categoria com as lutas sociais, e principalmente nas lutas pelo o direito da criança e do adolescente. Aliado aos movimentos sociais, compreende-se que é através da formação profissional que se alcançam respostas propositivas, críticas e coerentes com dados de realidade. Assim, sem dissociar os instrumentos de trabalho, da sua matriz teórico-metodológica e ético-política é concebível realizar intervenções capazes de transformar a realidade social de jovens que ainda estão marginalizados. Assim, a perspectiva do trabalho das assistentes sociais se dá na materialização do Projeto Ético-Político e nas unificações das lutas sociais.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectServiço socialpt_BR
dc.subjectMedida socioeducativapt_BR
dc.subjectAssistente socialpt_BR
dc.subjectDireito da criança e do adolescentept_BR
dc.titleDesafios e perspectivas do trabalho da assistente social na execução das medidas socioeducativas em meio abertopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001084518pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples