Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZilberman, Reginapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-25T02:35:46Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1982-5625pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188111pt_BR
dc.description.abstractA leitura foi reconhecida enquanto campo de investigação nas primeiras décadas do século XX. As teorias da leitura e do leitor dividem-se em várias tendências, procurando mapear o território. Contudo, apresentam lacunas, porque entendem o leitor como uma unidade homogênea, sem levar em conta situações sociais e condições étnicas e de gênero. A essa homogeneidade, contrapõem-se as produções artísticas contemporâneas, cuja centrifugação determinou a fragmentação e, consequentemente, a insuficiência do conceito tradicional de literatura. “Discurso” apresenta-se como noção substitu-tiva, mas igualmente insatisfatória. Refletir dialeticamente sobre a leitura e o leitor talvez proporcione saídas para o im-passe decorrente das mudanças históricas, sociais e tecnológicas.pt_BR
dc.description.abstractReading was recognized as a field of research in the first decades of the 20th. century. The theories of reading and the reader are divided in several ways, all trying to map the territory. However, they show lacks because they understand the reader as a homogeneous unit, without taking into account social situations and ethnic or gender conditions. This homo-geneity contrasts with the contemporary artistic productions, whose centrifugation has determined the fragmentation and consequently insufficiency of the traditional concept of literature. "Discourse" emerges as a substitute, but equally unsat-isfactory, notion. Reflecting dialectically on reading and the reader may provide solutions to the difficulty due to histori-cal, social and technological changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLiteratura em debate. Frederico Westphalen, RS. Vol. 11, n. 21 (jul./dez. 2017), p. 20-39pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectReaderen
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectCanonen
dc.titleLeitura na escola : entre a democratização e o cânonept_BR
dc.title.alternativeReading in school : between democratization and the canonen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001085543pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples