Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorRosa, Bruno Chepp dapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-22T02:36:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1807-6971pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/188043pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca dar atenção a dois conjuntos de questões relativos às praticas de leitura e escrita nas salas de aula de História. De um lado, apresenta dados de uma investigação sobre as diferentes práticas de leitura e escrita geralmente usadas nesse contexto; de outro lado, aborda as práticas ainda não possíveis de catalogar. Trata-se, portanto, de uma reflexão sobre a potência que transita, por vezes, fora das salas de aula e que pode permitir a produção de novas práticas de leitura e escrita e, sobretudo, provocar os jovens para que produzam narrativas históricas através da criação e da imaginação. Nesse sentido, o artigo apresenta o pensamento do exterior (Fora) de Michel Foucault como elemento teórico que permite pensar nossa relação com a linguagem e com as práticas de leitura e de escrita.pt
dc.description.abstractThe aim of this article is to focus on two sets of issues related to the reading and writing practices in History classes. On the one hand, it presents data drawn from an inquiry concerning the different reading and writing practices commonly used in that context. On the other hand, it approaches practices that have not been systematized yet by analyzing the creative potential that exists outside the classroom, which can lead to new ways of reading and writing and encourage students to produce historical narratives with imagination. To do that, this article presents Michel Foucault’s thought of the outside as the theoretical basis for addressing our relationship with language through reading and writing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofFênix : revista de história e estudos culturais. Uberlândia, MG, UFU. Vol. 15, n.1 (jan./jun. 2018), p. 1-18pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReadingen
dc.subjectWritingen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFabulaçãopt_BR
dc.subjectFablingen
dc.titleLer e escrever nas aulas de história : da prisão da palavra ao labirinto do exteriorpt_BR
dc.title.alternativeRead and write in history classes : from the words prison to the outside mazeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001082810pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples