Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Maria Teresinha Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-19T02:33:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187932pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho faz uma incursão através da História da Ciência e discute diferentes doutrinas filosóficas e suas interpretações da noção de “método científico” e, consequentemente, aborda certos aspectos relacionados à natureza da ciência. O objetivo é problematizar concepções inadequadas e ainda muito presentes na Educação Científica a respeito do “método científico” como um conjunto algorítmico, objetivo e fixo de regras para fazer ciência. Algumas implicações dessa herança empirista-positivista para o ensino são abordadas ao longo do texto. Defende-se que, mais importante do que simplesmente combater essas concepções, é preciso ressignificar a noção de “método científico”, associando-o a distintos procedimentos, padrões, técnicas experimentais, computacionais e matemáticas que invariavelmente estão imbricadas nas práticas científicas dos mais diversos campos da ciência.pt
dc.description.abstractThis paper makes an incursion in the History of Science and discusses different philosophical perspectives and their interpretations regarding the notion of "scientific method" and, consequently, approaches some aspects regarding the nature of science. The aim is to question inadequate conceptions still very present in Scientific Education concerning the "scientific method" as an algorithmic set, objective and rigid, of rules to make science. Some implications of this empiricist-positivist inheritance for science teaching are mentioned throughout the text. It is argued that, more important than just criticize these conceptions, it is necessary reconceptualize the notion of "scientific method", associating it to different procedures, standards and experimental techniques, computational and mathematical that are intrinsic to the scientific practices in most different fields of science.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofThema : revista científica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Pelotas. Vol. 15, n. 3 (2018), p. 905-926pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific methoden
dc.subjectMétodo científicopt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectMethodological pluralismen
dc.subjectPhilosophy of scienceen
dc.titleRevisitando a noção de “Método Científico”pt_BR
dc.title.alternativeRevisiting the notion of “scientific method” en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001075216pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples