Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSemeler, Alberto Marinho Ribaspt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Daniela Feitosapt_BR
dc.date.accessioned2019-01-18T02:31:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/187879pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho relata o processo de construção de uma obra de arte computacional interativa que tem a luz como fonte principal de sua constituição estética. Trata-se de uma malha de LEDs que acendem quando o espectador caminha sob eles. Seus principais componentes são o Microsoft Kinect, responsável por detectar a presença do espectador, uma placa Arduino, que controla a malha de LEDs, e um computador com o software Processing instalado, responsável por orquestrar o funcionamento dos dispositivos. A proposta é um convite para que o fruidor saia de um lugar de contemplação e se descubra como co-autor, explorando novas maneiras de experimentar a obra. Do ponto de vista teórico, a pesquisa engloba questões como interatividade, arte computacional, a relação da obra com o corpo do espectador e a utilização da luz como material. Além disso, apresenta artistas referenciais como Jim Campbell, Takahito Matsuo, entre outros.pt
dc.description.abstractThis project reports the building process of an interactive computer work of art which uses light as its main source of aesthetical constitution. It is based on a grid of LEDs which light up as the spectator walks below them. Its main components are the Microsoft Kinect, which detects the presence of the spectator, an Arduino board, which controls the LEDs grid, and a computer with Processing software installed, which orchestrates the devices functioning. The concept is an invitation for the user to quit their position of contemplation and identify themselves as a co-author, exploring new ways of experiencing the piece. From a theoretical point of view, this research comprehends topics such as interactivity, computer art, the link between piece and spectator’s body and the application of light as material. Besides, it presents reference artists like Jim Campbell, Takahito Matsuo, among others.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArt and Technologyen
dc.subjectArte e tecnologiapt_BR
dc.subjectArte interativapt_BR
dc.subjectLighten
dc.subjectComputer arten
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectInteractive arten
dc.titleArte-luz-interatividade : uma abordagem do uso da tecnologia na arte e da luz como materialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001083744pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples