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dc.contributor.advisorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Marcelo Carvalhopt_BR
dc.date.accessioned2018-12-06T02:44:25Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185968pt_BR
dc.description.abstractEsta é uma dissertação de mestrado que apresenta uma produção de sentido sobre os documentos curriculares que pautam a Rede Municipal de Educação de Porto Alegre (RME). Sua base teórica é advinda das formulações filosóficas de Ludwig Wittgenstein, as quais serviram de balizas para as discussões sobre as significações dos objetos matemáticos sugeridos pelos Referenciais Curriculares da RME. No percurso analítico de nosso trabalho, articulamos as noções de jogos de linguagens com a noção (normativa) de prática, pelo elo de “seguir regras”. Em um segundo momento, propomos uma discussão acerca do caráter das proposições matemáticas, demarcando as diferenças existentes entre proposições gramaticais e empíricas. Assim, pudemos analisar e, mesmo, tencionar as sugestões dos Referenciais Curriculares da RME, sublinhando algumas inclinações essencialistas destes documentos e realizando contrapontos, amparados pela filosofia wittgensteiniana. Desta forma, para que fosse possível este exercício, começamos com a apreensão/familiaridade das noções filosóficas propostas por L. Wittgenstein, na segunda fase de seu pensamento. No momento seguinte, analisamos os Referencias Curriculares da RME, com o intuito de pensarmos aquilo que denominamos de práticas curriculares e, que estão sendo realizadas nas instituições da RME, orientando e normatizando os modos de ser/agir de docentes e discentes. Assim, acreditamos que este trabalho, longe de ser uma pretenciosa tentativa de oferecer qualquer verdade, traz à luz das discussões as questões sobre as significações, sobrepondo-as ao pensamento metodológico.pt_BR
dc.description.abstractThis is a master’s thesis that presents a meaning production about curricular documents that guide Porto Alegre’s Municipal Education Network (RME). Its theoretical basis comes from philosophical formulations of Ludwig Wittgenstein, which served as discussions limits about meanings of mathematical objects suggested by RME Curriculum Frameworks. In the analytical course of our work, we have articulated language games notions with (normative) notion of practice, by the “follow rules” link. In a second moment, we have proposed a discussion about mathematical propositions character, marking differences between grammatical and empirical propositions. Thus, we were able to analyze and even consider suggestions of the RME Curriculum Frameworks, highlighting some essentialist inclinations of these documents and realizing counterpoints, supported by Wittgensteinian philosophy. Therefore, in order to this exercise to be possible, we have begun with an apprehension/familiarity of philosophical notions proposed by L. Wittgenstein in the second phase of his thinking. Afterwards, we have analyzed RME’s Curricular References, with the intention of thinking about what we call curricular practices and which ones are carried out in the RME institutions, orienting and normalizing the ways of teachers and students being/acting. So, we believe that this work, far from being a pretentious attempt to offer any truth, it shed light on significations questions’ discussions, overlapping them with methodological thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCurricular referencesen
dc.subjectWittgenstein, Ludwig, 1889-1951pt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectPractice.en
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectMeaningen
dc.subjectObjetos matemáticospt_BR
dc.subjectWittgensteinen
dc.titleA significação de objetos matemáticos analisados em práticas curriculares sob as lentes Wittgensteinianaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001081897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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