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dc.contributor.advisorVeras, Eduardo Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorFranco, Thaíspt_BR
dc.date.accessioned2018-11-29T02:46:48Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/185254pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga a ironia na obra do artista chileno Patricio Farías, a partir de sua vinda para o Brasil, na década de 1980. Constatada a reincidência desse recurso retórico na trajetória do artista, a pesquisa busca problematizar as circunstâncias em que isso se faz presente e se desenvolve. A metodologia aplicada envolve o uso de entrevistas e leitura de imagens. Ao pretender estabelecer uma certa tipologia, que aponte diferentes nuances da ocorrência da ironia e do humor, a dissertação apresenta três estudos de caso, privilegiando na análise obras bastante distintas: o primeiro capítulo aborda Desaparecidos (1999/2000), o segundo capítulo discute Entendere-new-now (2005), e o terceiro capítulo traz não apenas uma obra, mas um conjunto, em que a relação irônica se dá sob a perspectiva de um comparativo com a produção de Marcel Duchamp. A partir desses procedimentos, objetiva-se refletir e dar destaque ao tema da ironia nas artes visuais na contemporaneidade, ao mesmo tempo, observar criticamente a produção de Patricio Farías, que ainda não mereceu estudos de maior fôlego no país.pt
dc.description.abstractThis research investigates the irony in the work of the Chilean artist Patricio Farías after his arrival in Brazil in the 1980s. After detecting the recurrence of this rhetorical device in the trajectory of the artist, the research seeks to problematize the circumstances in which irony evolves itself. The adopted methodology involves the use of interviews and image reading. In order to establish a certain typology, which points out different nuances of irony and humor, this dissertation presents three case studies, focusing the analysis on quite distinct works: the first chapter covers the work Desaparecidos (1999/2000), the second chapter discusses Entendere-new-now (2005), and the third chapter brings not only one work, but a group of them, in which the relationship with irony takes place from a comparative perspective of Marcel Duchamp’s work. Based on these procedures, the objective is to highlight and ponder the irony in the visual arts in the contemporaneity, while at the same time critically observing the production of Patricio Farías, who has not received deep studies in Brazil.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFarias, Patriciopt_BR
dc.subjectIronyen
dc.subjectDuchamp, Marcel, 1887-1968pt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectIroniapt_BR
dc.subjectHumorpt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleNão é bem assim : vertentes da ironia na arte de Patricio Faríaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001082046pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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