Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCaregnato, Sonia Elisapt_BR
dc.contributor.authorCanabarro, Heloisa do Cantopt_BR
dc.date.accessioned2010-02-06T04:14:29Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/18485pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho verifica as relações de interdependência entre o serviço de referência virtual e os demais serviços técnicos oferecidos pelas bibliotecas universitárias. Estabelece uma comparação entre o serviço de referência tradicional e o serviço de referência virtual. Diagnostica as mudanças na relação entre o bibliotecário e o usuário através do SRV. Identifica a repercussão no trabalho técnico dos bibliotecários da implantação do SRV. Avalia a interação entre a biblioteca e o usuário on-line. Trata-se de um estudo descritivo realizado por meio de revisão bibliográfica. Mostra a necessidade de se estabelecer um canal para o diálogo entre bibliotecários e usuários através de instrumentos remotos. Também demonstra a importância da biblioteca se empenhar e investir na coleta de informações sobre a pesquisa on-line que os alunos elaboram. São dados obtidos a partir desta interação que darão suporte aos serviços técnicos. Especificamente, constata-se que o setor de catalogação deveria estreitar seus laços com o de referência visando a satisfação dos usuários.pt_BR
dc.description.abstractThe present work verifies the interdependence relations between the virtual reference service and technical services offered by university libraries. It establishes a comparison between the traditional reference service and the virtual reference service. It also diagnoses the changes in the relationship between librarians and users through the VRS and identifies the repercussion into the librarian’s technical work at the introduction of the VRS. It evaluates the interaction between the library and the on-line user employing a descriptive study carried out by a means of a bibliography review. It shows the need to establish a channel to the dialog between librarians and users through the remote instruments. It also demonstrates the library’s importance on collecting data about the on-line search process that students elaborate. Interaction data will support the technical services. Especially, it concludes that the cataloging’s sector should narrow its relations with the reference service by aiming the user’s satisfaction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual reference serviceen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectServiço de referência virtualpt_BR
dc.subjectReference serviceen
dc.subjectTechnical servicesen
dc.subjectUniversity libraryen
dc.titleBiblioteca universitária: uma reflexão sobre os serviços técnicos a partir dos serviços de referência virtuaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000730109pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão de Bibliotecas Universitáriaspt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples