Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Carmem Luci da Costapt_BR
dc.date.accessioned2018-11-17T03:11:55Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn1808-656Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184721pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta reflexões sobre o papel do transcritor na passagem do discurso oral para o escrito. Com base no quadro teórico enunciativo benvenistiano e da observação de dados orais de uma criança dos onze meses aos três anos e quatro meses. A discussão empreendida encaminhou a formulação de três axiomas: 1) a transcrição da fala é marcada pela “falta”, porque há um “resto” da oralidade impossível de ser transcrito; 2) há um ponto de vista teórico subjacente às transcrições; 3) a transcrição é um ato de enunciação. O primeiro axioma advém da revisão dos estudos que tratam da relação oralidade/ escrita e dos que apresentam reflex ões sobre a transcrição de dados; o segundo advém da observação de que há uma heterogeneidade no tratamento do dado no campo aquisição da linguagem e o terceiro é tributário de reflexões advindas da leitura da obra de Émile Benveniste. A partir do terceiro axioma, produz-se um dispositivo enunciativo para o tratamento da fala da criança.pt_BR
dc.description.abstractCette étude présente des réflexions sur le rôle du transcripteur dans le passage du discours oral au discours écrit à partir du cadre thé- orique énonciatif benvenistien et de l’observation de données orales d’un enfant des onzes mois jusqu’aux trois ans et quatre mois. La discussion réalisée a entrainé la formulation de trois axiomes : 1) la transcription de la parole est marquée par le “manque”, parce qu’il y a un “reste” de l’oralité impossible d’être transcrit; 2) il y a un point de vue théorique sous-jacent aux transcriptions et 3) la transcription est un acte d’énonciation. Le premier axiome vient de la révision des études qui traitent de la relation oral/écrit et de celles qui présentent des réflexions sur la transcription de données; le second vient de l’observation qu’il y a une hétérogénéité dans le traitement de la donnée dans le domaine Acquisition du Langage et le troisième est tributaire de réflexions venues de la lecture de l’œuvre d’Émile Benveniste. À partir du troisième axiome, on produit un dispositif énonciatif pour le traitement de la parole de l’enfant.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenredo : revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS. Vol. 3, n. 2 (jul./dez. 2007), p. 130-150pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectÉnonciationen
dc.subjectTranscriçãopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectOralitéen
dc.subjectEnunciaçãopt_BR
dc.subjectAcquisition du langageen
dc.subjectTranscriptionen
dc.titleSobre a interface oralidade e escrita na transcrição de dadospt_BR
dc.title.alternativeSur l’interface oralité et écrit dans la transcription de données fr
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000662354pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples