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dc.contributor.advisorCarrard, Vinícius Coelhopt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Michelle Roxopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:41:00Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184610pt_BR
dc.description.abstractA fragmentação dos níveis de complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) deu origem à um dos principais problemas do SUS, o longo tempo de espera para o usuário ter acesso a consultas especializadas. A Estomatologia, especialidade da Odontologia que estuda e trata as doenças que se manifestam na boca, tem no câncer bucal uma de suas principais preocupações. O Brasil apresenta uma das maiores taxas de mortalidade para esta doença, o que pode ser explicado, em parte, pelo grande número de casos diagnósticados tardiamente. O telediagnóstico tem se mostrado como alternativa promissora para as situações em que o atendimento especializado não esteja disponível. Em razão disso, foi criado o EstomatoNet, um projeto de pesquisa do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (TelessaúdeRS/UFRGS) que disponibiliza telediagnóstico para lesões bucais e atua por meio de uma plataforma disponível na internet. Um dos principais atributos de uma plataforma online é a usabilidade, termo que caracteriza a qualidade da interação dos usuários com uma determinada interface. O objetivo desse estudo foi avaliar a usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à atenção primária no diagnóstico e manejo em Estomatologia, identificar as expectativas dos usuários do serviço, descrever dificuldades enfrentadas na interação com o sistema e identificar problemas no sistema durante o seu uso O estudo contou com 16 participantes, sendo 8 Dentistas da APS que já utilizavam a Plataforma e 8 Residentes que nunca haviam tido contado. Os participantes foram observados realizando uma solicitação de telediagnóstico simulada e foram orientados a “pensar alto”. Além disso, foram submetidos ao System Usability Scale (SyUS), questionário que avalia usabilidade. Com base nos resultados obtidos, foi possível verificar que os Residentes levaram mais tempo para fazer a solicitação do que os Dentistas, porém essa diferença não foi estatisticamente significativa (teste t de Student, p=0,06). Foram identificados e relacionados problemas referentes a cada etapa de preenchimento da Plataforma EstomatoNet. Em relação ao SyUS, o escore médio para os Dentistas foi de 84,68 (absolutamente satisfatória) e para os Residentes 82,19 (satisfatória). Conclui-se que a Plataforma EstomatoNet apresenta usabilidade satisfatória, atendendo às necessidades dos usuários. Além disso, a identificação de problemas pontuais no preenchimento de algumas informações justifica a realização de mudanças com vistas ao aprimoramento da ferramenta.pt
dc.description.abstractThe fragmentation of the complexity levels of The National Health Service in Brazil (SUS) ) is one of its main problems, leading to long waiting queue to get access to specialized treatment. The Oral Medicine, a speciality of dentistry that focus on oral diseases, has in oral cancer one of its primary concerns. Brazil has one of the highest mortality rates related for this disease, which can be explained, at least in part, by telediagnosis delay. The telediagnosis has been promising alternative for the situations in which the specialized attendance is not available. For this reason, it was created the EstomatoNet, a research project of Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Sul (Telessaúde/UFRGS), that provides telediagnosis for oral diseases and acts through a platform available on the internet. A main attributes of an online platform is the usability, that characterizes the quality of interaction of users with a certain interface. The objective of this study was to evaluate the usability of the National Telehealth Platform to support Primary Care (APS) in the diagnosis and management of Oral Medicine, identify the expectations of the users of the service, their difficulties faced by the users and problems detected in the system during its use The sample of the study was comprised by 16 participants (8 APS Dentists that already used the Platform and 8 Resents who never used). Participants were observed performing a simulated telediagnostic request and were instructed to express their impressions orally ("think aloud"). Moreover, they were submitted to the System Usability Scale (SyUS), a questionnaire to evaluate usability. Based on the results found, it was possible to verify that the Resents took more time to make the request than the Dentists, but this difference was not statistically significant (Student t test, p = 0.06). Focal problems were identified and related to each stage of filling the form in EstomatoNet Platform. In relation to SyUS, the mean score for Dentists was 84.68 (absolutely satisfactory) and for Resents 82.19 (satisfactory). In conclusion, the EstomatoNet platform presents satisfatory usability, meeting the users’ needs. Furthermore, the detection of punctual problems in some data’s filling justifies changes to achieve platform improvement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelehealthen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectPatologia bucalpt_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectTeledentistryen
dc.subjectTelemedicinapt_BR
dc.subjectUsabilityen
dc.subjectOral medicineen
dc.titleAvaliação da usabilidade da Plataforma Nacional de Telessaúde para suporte à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologiapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the usability of the National Telehealth Platform to support Primary Care in the diagnosis and management in Oral Medicine en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001016238pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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