Show simple item record

dc.contributor.advisorNotare, Márcia Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Felipe Borges dept_BR
dc.date.accessioned2018-11-14T02:40:50Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184569pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso é apresentar uma sequência de atividades para o ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebra. A motivação para o surgimento deste tema foi uma tentativa de trabalhar Matemática, em especial trigonometria, de uma perspectiva diferente, buscando despertar o interesse dos alunos sobre o assunto ao trocar o estático do quadro pelo dinamismo do software. Essa proposta foi criada relacionando as Tecnologias da Informação e Comunicação com as diferentes representações semióticas de objetos matemáticos. Para observar como ocorre a aprendizagem nesta abordagem, foi desenvolvida uma sequência de atividades com uma turma de segundo ano do Ensino Médio em uma escola estadual pública. A pesquisa mostrou que trabalhar Trigonometria com o software GeoGebra pode contribuir com a aprendizagem e que a proposta pode ser utilizada como introdução ou complemento ao conteúdo.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to present activities for the teaching of trigonometry using software GeoGebra. The motivation for the emergence of this theme was an attempt to work mathematics, in particular trigonometry, from a different perspective, seeking to arouse students' interest in the subject by changing the static of the blackboard by the dynamism of the software. This proposal was created relating the Information and Communication Technologies with the different semiotic representations of mathematical objects. To observe how learning occurs in this approach, activities were developed with a second year high school class in a public state school. The research showed that working with Trigonometry with GeoGebra software can contribute to learning and that the proposal can be used as an introduction or complement to the content.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrigonometriapt_BR
dc.subjectTrigonometryen
dc.subjectGeoGebra : Softwarept_BR
dc.subjectSemiotic representationsen
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleUma proposta de ensino de trigonometria utilizando o software GeoGebrapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079456pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record