Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorFreitas, Lia Beatriz de Luccapt_BR
dc.contributor.authorWichmann, Frederickopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-10T03:29:29Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184526pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação objetivou investigar a relação entre o nível de realização de tarefas domésticas e as áreas de interesse dos projetos de vida na adolescência. Diante do exposto pela literatura investigada, três hipóteses nortearam o estudo: (H1) o nível de realização de tarefas domésticas apresentará relação com os diferentes tipos de projetos de vida citados pelos adolescentes; (H2) o nível de realização de tarefas domésticas apresentará relação negativa com o desempenho escolar; e (H3) serão observadas diferenças de gênero quando essas mesmas relações forem analisadas separadamente para adolescentes do sexo masculino e feminino. Participaram 113 adolescentes brasileiros (61,9% do sexo feminino), todos alunos de escolas municipais de Porto Alegre – RS. Utilizaram-se uma ficha de dados biossociodemográficos, o Questionário de Tarefas Domésticas e de Cuidado entre Irmãos (QTDCI) e um depoimento escrito sobre projetos de vida. As análises das correlações de Pearson indicaram, para a amostra geral, uma associação positiva entre nível de tarefas domésticas e projetos de vida relacionados a bens materiais, e nenhuma associação entre tarefas domésticas e as variáveis de desempenho escolar. Contudo, quando estratificada a amostra por gênero, as associações encontradas foram diferentes para adolescentes dos sexos masculino e feminino. Os resultados sugerem que a realização de tarefas domésticas pode ser fator de influência na elaboração dos projetos de vida de adolescentes, e que importantes questões de gênero se fazem presentes nesta relação.pt
dc.description.abstractThe aim of this dissertation was to investigate the relation between household responsabilities level and the areas of interest on adolescents’ life purposes. Considering the literature foundings, three hypotheses guided the study: (H1) the household responsabilities level will be related to the different areas of interest of life purposes cited by the adolescents; (H2) the level of household responsabilities will be negatively related to school performance; and (H3) gender differences will be observed when these same relations are analyzed separately for male and female adolescents. Participants were 113 Brazilian adolescents (61,9% female), all students from municipal schools in Porto Alegre - RS. The instruments were a record of biosocio-demographic data, the Household and Sibling Care Questionnaire, and a written testimony of life purpose. Pearson's correlations for the general sample indicated a positive association between household responsabilities level and purposes related to material goods, and no association between household responsabilities level and school performance variables. However, when the sample was stratified by gender, different associations were found for each group. The results suggest that the accomplishment of household tasks can influence the development of life purpose in adolescents, and that important gender issues are present in this relation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectHousehold responsabilitesen
dc.subjectPsicologia do desenvolvimentopt_BR
dc.subjectPurposeen
dc.subjectGenderen
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectProjeto de vidapt_BR
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectTrabalho infantil domésticopt_BR
dc.titleRelação entre realização de tarefas domésticas, projetos de vida e gênero em adolescentes de nível socioeconômico baixopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001079628pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem