Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Fernanda de Abreupt_BR
dc.contributor.authorMoellwald, Francisco Eggerpt_BR
dc.date.accessioned2018-11-07T02:46:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2177-9309pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184402pt_BR
dc.description.abstractTemos memórias de docências e discências, reconhecemos alguns modos de estar em sala de aula. Seguimos deveres, esquivamos devires. Mantemos uma relação com a verdade que muitas vezes inibe a experimentação e a criação de novos modos de estar em uma aula de matemática. Considerando as forças densas do contexto de verdades estabelecido sobre docência em Educação Matemática e, ao mesmo tempo, forçados a buscar outros modos de nos relacionarmos com esse contexto, propomos neste texto um exercício que explora a potência da Filosofia da Educação na formação do professor de matemática, sem intenção de explicar, legitimar ou consolidar, mas de explorar, “pensar, ser e ensinar de outro modo" (KOHAN, 2003, p. 225). Ousamos lidar com a preparação de um personagem, o professor-criança. Um personagem que talvez já exista, mesmo que adormecido, mesmo que com outros nomes, outras formas... Um personagem que se movimenta inspirado pelo conceito de devir-criança e seu potencial na formação do professor de matemática. Uma preparação que tenta encontrar brechas para o novo e tornar-nos sensíveis a encontros intensivos e aos movimentos causados por suas forças.pt_BR
dc.description.abstractWe have memories of teaching and learning, we recognize ways of being in the classroom. We follow tasks, we dodge becomings. We keep a relation with the truth that often inhibits experimentation and creation of new ways of being in a math class. Considering the dense forces within the context of truths established around teaching in Math Education, and simultaneously forced to seek other ways of relating with this context, we propose in this text an exercise that explores the potency of Philosophy of Education for the education of the math teacher, without the intention of explaining, legitimating or consolidating, but exploring, “thinking, being and teaching in a different way” (KOHAN, 2003, p. 225). We thus dare to deal with the preparation of a character, the teacher-child. A character that may already exist, even if asleep, even with other names, other forms… A character that moves around inspired by the concept of becoming-child and its potential in the education of the math teacher. A preparation that seeks to find breaches for the new and make us become sensitive to intensive encounters and the movements caused by their forces.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-11pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectBecoming-childen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectPreparationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectThruthen
dc.titleProfessor-criança : uma possibilidade na formação de professores de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeTeacher-child : a possibility in the education of mathematics teacher educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001079237pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples