Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSeffner, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorPereira, Nilton Mulletpt_BR
dc.contributor.authorPacievitch, Carolinept_BR
dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2018-11-07T02:46:30Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-7321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184401pt_BR
dc.description.abstractO presente texto apresenta registros de cenas e situações vividas pelos autores na tarefa de formação docente, inicial ou continuada, extraídas de um projeto coletivo de pesquisa pautado na etnogra& a de elementos da cultura escolar. A partir disso, faz-se a discussão teórica com base em conceitos extraídos dos campos da História e da Educação, que orientam as problematizações e constituem ferramentas no aperfeiçoamento do trabalho de formação docente dos pesquisadores. O processo de formação docente é assumido como empreendimento simultaneamente institucional e uma escolha da própria existência, combinando busca de um estilo de vida e estratégias de cuidado de si. Todo esse processo é pensado no campo do ensino de História, área de atuação dos autores, e envolve a abordagem, em sala de aula, de questões vivas e sensíveis da história do tempo presente, os passados vivos, a educação em direitos humanos, a liberdade de ensinar e o direito de aprender.pt
dc.description.abstractThe text describes and analyzes scenes and situations experienced by the authors in the task of teacher training, initial and continued. The e data collection method is based on a collective research project whose methodology is the ethnography of school culture elements. In possession of these scenes and situations the theoretical discussion is made, with concepts drawn from the & eld of History and Education. The e central concepts that orient the discussions are tools in the improvement of the work of teacher training of the researchers and authors of the text. The e process of teacher training is understood as an enterprise simultaneously institutional and a choice of existence itself, combining search for a way of life and strategies of care of self. The is whole process is thought of in the & eld of history teaching, the area of action of the authors, and involves the classroom approach of living and sensitive issues in the history of the present time, the living past, human rights education, freedom of teach and the right to learn.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 23, n. 2 (jul. 2018), p. 79-96,pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPedagogical tacten
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEthnography of school scenesen
dc.subjectSchool memoriesen
dc.titleFormação docente em história : conhecimentos sensíveis, memórias e diálogospt_BR
dc.title.alternativeTeacher training in history : sensitive knowledge, memories and dialoguesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001078776pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples