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dc.contributor.authorAurich, Grace da Répt_BR
dc.contributor.authorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.date.accessioned2018-11-07T02:46:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2177-9309pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/184369pt_BR
dc.description.abstractEste artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa que aborda a ética e a diferença na invenção de uma docência em Matemática em meio à vida, por meio da reescrita de si, em uma perspectiva pós-estruturalista, com autores das filosofias da diferença. O objetivo deste artigo é discutir algumas questões – clichês – que se entende colocar a docência em matemática como algo que já está dado na área da Educação. Utilizam-se os conceitos de moral, de ética e de jogos de verdade em Foucault para desestabilizar prescrições de verdades oriundas das ciências da Educação e da Psicologia que ditam como deve ser uma docência em Matemática. Realiza-se uma experimentação de pensamento com o material de pesquisa caracterizado por uma criação textual de autoria própria – Vidário de Pendurela – constituído de escritos de uma docência em matemática narrados por Pendurela. Por fim, são lançadas algumas provocações que podem vir a impulsionar outros modos de pensar e produzir docências a fim de incitar a docência em matemática à produção de sua própria diferença.pt
dc.description.abstractThis article is about a part of a research that explores ethics and difference in the invention of a teaching in Mathematics in the middle of the life, through of self-rewriting, in a poststructuralist perspective, with authors of the philosophies of the difference. In this context, the purpose of this article is to discuss some issues - clichés – inserted in the teaching of Mathematics as something that is already taken for granted in the field of Education. The concepts of morality, ethics and real games in Foucault are used to destabilize prescriptions of truths coming from the sciences of Education and Psychology, which dictate how the teaching of Mathematics should be. A thought experiment is carried out with research material characterized by a textual creation of the writer’s own authorship – Vidário de Pendurela. It is composed of writings narrated by Pendurela that describe a way of teaching Mathematics. Finally, some thought provoking questions are raised so that they boost other ways of thinking and producing forms of teaching in order to incite teaching in Mathematics to produce its own difference.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeaching in mathematicsen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMoralen
dc.subjectMoralpt_BR
dc.subjectTruth gamesen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectDifferenceen
dc.titleO dado na docência em matemática e Foucault : uma constituição docente entre penduricalhos e éticapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001079235pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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