Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCândido, Luis Henrique Alvespt_BR
dc.contributor.authorCosta, Matheus Simões Pirespt_BR
dc.date.accessioned2018-10-23T02:41:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183913pt_BR
dc.description.abstractA concorrência atual da indústria calçadista torna essencial a busca por estratégias de produção inovadoras que estabeleçam otimização de recursos e eficiência produtiva. Durante a etapa de projeto de um calçado devem ser levados em consideração dois fatores: especificações de mercado e função e, também, limites e parâmetros produtivos. O equilíbrio entre um projeto desenvolvido a partir de uma ótica tanto de produção quanto de mercado é um dos maiores desafios para o designer. Neste sentido, esse projeto se dedica a desenvolver uma bota de trabalho para o público masculino a partir de princípios de simplificação e otimização de processos produtivos. Com o intuito de analisar as condutas de produção com o projeto, foram realizados estudos de caso em três fábricas de calçados masculinos, sendo duas no Brasil e uma nos Estados Unidos. Sendo assim, na primeira etapa, ou seja, no TCC1 foram levantadas e analisadas as etapas do processo produtivo, sendo posteriormente integradas conforme a visão do designer.. Na etapa final, ou seja, no TCC2, o processo de produção foi estruturado, aprimorado e consolidado através da prototipagem física de um modelo de calçado, no qual foi orientado por princípios do DFMA (Design for Manufacturing and Assembly). Assim sendo, o presente trabalho, visa demonstrar o desenvolvimento de calçados, agregando sistemas de junção que possibilitem o aprimoramento inovador de um produto altamente industrializado no Brasil e no mundo.pt
dc.description.abstractThe current competition rate in the footwear industry makes it essential the search for innovative production strategies that establish resource optimization and production efficiency. During the design stage of a shoe two factors must be taken into account: market specifications and production parameters limits. One of the major challenges designers face is to balance a project from a perspective the company as well as the customer. In this sense, this project is dedicated to developing a shoe for the male audience using the principles of simplification and optimization of production processes. In order to analyze the production techniques and their product design outcomes, case studies were carried out in three factories of men's shoes, two in Brazil and one in the United States. Thus, in the first stage, ie in TCC1 stages of the production process were raised and analyzed, and later integrated as the designer view. In the final stage, ie in the TCC2, the production process was structured, enhanced and consolidated through physical prototyping of a footwear model, which was guided by the principles of DFMA (Design for Manufacturing and Assembly). Therefore, this paper aims to demonstrate the development of shoes, adding junction systems that enable the innovative improvement of a highly industrialized product in Brazil and the world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectFootwear Designen
dc.subjectDFMAen
dc.subjectLean Productionen
dc.subjectFootwearen
dc.titleCalçado masculino : integração entre o design e o processo de produçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000992056pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem