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dc.contributor.advisorSleifer, Pricilapt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Audrei Thayse Viegel dept_BR
dc.date.accessioned2018-10-16T02:43:03Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/183365pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar latências e amplitudes obtidas no registro dos componentes exógenos e endógeno dos potenciais evocados auditivos de longa latência (PEALL) em adolescentes com Síndrome de Down (SD), assim como correlacionar os achados entre os gêneros. Métodos: Foram incluídos no estudo 11 adolescentes com SD, que não apresentassem perdas auditivas, sete do gênero feminino e quatro do masculino, com idade mínima de 13 e máxima de 17 anos. Foi realizada avaliação auditiva periférica básica e pesquisa dos PEALL, incluindo o potencial cognitivo (P3). Resultados: As médias encontradas para as latências dos componentes exógenos P1, N1, P2, N2 foram, respectivamente, de 110,2ms; 180,3ms; 322,2ms e 492,5ms para orelha direita e 100,2ms; 168,3ms; 323,1ms e 497,5ms para orelha esquerda. As amplitudes médias encontradas para P1N1 e N1P2 foram, respectivamente, 15,0μV e 16,0μV para orelha direita e 16,8μV e 18,7μV para orelha esquerda. A média encontrada para a latência da onda P3 foi 651,7ms e amplitude média foi 10,0μV. Houve diferença significativa entre gêneros para a latência de N1 na orelha direita (p=0,020). Conclusão: Na análise das ondas P1, N1, P2, N2 e P3 foi possível observar aumento das latências e amplitudes dentro dos padrões de normalidade. Foi verificada correlação significativa entre gêneros somente para as latências de N1 na orelha direita, tendo o gênero feminino latências superiores. Sugere-se a realização de estudos que usem os procedimentos de PEALL para avaliar e monitorar objetivamente as intervenções e evoluções terapêuticas na SD.pt
dc.description.abstractPurpose: To evaluate latencies and amplitudes obtained from exogenous and endogenous components of Late Latency Auditory Evoked Potential (LLAEP) in teenagers with Down syndrome (DS) and correlate the findings between genders. Methods: This study included 11 teenagers with DS and without hearing loss, seven females and four males with minimum age 13 and maximum 17 years. Hearing evaluation and research of the LLAEP were performed, including cognitive potential (P3). Results: The averages found for the latencies of exogenous components P1, N1, P2, N2 were respectively 110,2ms; 180,3ms; 322,2ms and 492,5ms to right ear and 100,2ms; 168,3ms; 323,1ms and 497,5ms to left ear. The averages found for the amplitudes P1N1 and N1P2 were respectively 15,0μV and 16,0μV to right ear and 16,8μV and 18,7μV to left ear. The mean found for the latency of the P3 wave was 651,7ms and mean amplitude 10,0μV. There was a significant difference between genders for N1 latency in the right ear (p=0.020). Conclusion: Analyzing P1, N1, P2, N2 and P3 waves, it was observed increased latencies and amplitudes within the normal range. Significant correlation was observed between genders only for N1 latencies for the right ear, females had higher latencies. It is suggested conducting studies that use the procedures of LLAEP to evaluate and objectively monitor the interventions and therapeutics evolutions in DS.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectHearingen
dc.subjectEletrofisiologiapt_BR
dc.subjectElectrophysiologyen
dc.subjectPotenciais evocados auditivospt_BR
dc.subjectEvoked potentials, auditoryen
dc.subjectEvent-related potentials, P300en
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.subjectDown syndromeen
dc.titlePotencial evocado auditivo de longa latência e cognitivo em adolescentes com síndrome de downpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000993606pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationFonoaudiologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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