Show simple item record

dc.contributor.authorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.date.accessioned2018-09-26T02:34:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0104-7469pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182723pt_BR
dc.description.abstractEste estudo propõe uma reflexão sobre o papel da extensão universitária no futuro da universidade brasileira. Para tanto, considera-se que este caminho deve ser pautado pela reflexão em torno dos 100 anos da Reforma de Córdoba, pelos encaminhamentos da Conferência Regional de Educação Superior, pela urgente necessidade de defesa da universidade pública, pela incorporação da Agenda 2030 na pauta da extensão universitária e, muito especialmente, por três componentes que marcam a contradição interna das universidades: os currículos engessados; o acomodamento/desencanto docente e discente e a estrutura universitária distante e com poucas condições de atender as demandas da sociedade. A universidade pública, que cumpre um papel fundamental na sociedade brasileira, tem sido questionada em todos os sentidos. Um questionamento que tem como finalidade o desmonte do ensino público e gratuito e que está calcado na total ignorância sobre o desempenho destas instituições. A extensão universitária tem tarefas importantes a cumprir nestes períodos de turbulência e definição de novas rotas.pt
dc.description.abstractThe purpose is a reflection of the role of the university extension in the future of Brazilian universities. In order to do so, we consider that this path must be guided by the reflection of the 100 Years of the Reform of Cordoba, the referrals of the Regional Conference on Higher Education, the urgent need to defend the public university, the incorporating the Agenda 2030 in the discussion of university extension and, mainly, by three components that mark the internal condition of the universities: the embedded curricula; the professors/students disenchantment and accommodation; and the distant university structure, with few conditions to meet the demands of the society. The public university, which plays a fundamental role in the Brazilian society, has been questioned in every way. A questioning that has the objective to dismantle the free public education, and which is based on total ignorance about the performance of these institutions. The university extension has important tasks to fulfill in these periods of turbulence and definition of new routes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEspaço pedagógico. Passo Fundo, RS. Vol. 25, n. 3 (set./dez. 2018), p. 624-633pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectAgenda 2030en
dc.subjectCitizenshipen
dc.subjectDismantle of the universityen
dc.subjectSocial commitmenten
dc.subjectUniversity extensionen
dc.titleA extensão universitária e o futuro da universidadept_BR
dc.title.alternativeThe extension and the future of the university en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001077331pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record