Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLyra, Vanessa Bellanipt_BR
dc.contributor.authorSedrez, Juliana Adamipt_BR
dc.contributor.authorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.contributor.authorBegossi, Tuany Defaveript_BR
dc.date.accessioned2018-09-22T03:01:32Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1413-2478pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182419pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou investigar as práticas e as representações culturais aferidas à área de conhecimento da educação física na formação de professores para atuar nas escolas primárias do Rio Grande do Sul. Para buscar compreender esse cenário a partir de uma perspectiva sócio-histórica, examinaram-se leis e relatórios expedidos no período, além de decretos, currículos oficiais de formação docente e currículos dos cursos de formação de professores. A análise das fontes identificou que vagarosamente a educação física adentrou os currículos dos cursos de formação de professores do estado, apoderando-se de tempos e espaços um pouco mais amplos. Ademais, essa condição foi influenciada na medida em que a educação física foi sendo considerada como um elemento de transformação nos debates educacionais modernos.pt
dc.description.abstractThe present study sought to investigate the practices and cultural representations assessed in the physical education field, specifically, in the training of teachers to work in primary schools in Rio Grande do Sul. In order to understand this context from a socio-historical perspective, laws and reports issued during the period, as well as decrees, official teaching curriculum, and teacher training course curricula were examined. An analysis of the sources identified that physical education slowly entered the curriculum of training courses for state teachers, with more and more time spent on it. In addition, this was influenced by the fact that physical education was considered an element of transformation in modern educational debates.en
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo investigar las prácticas culturales y representaciones medidas al área de conocimiento de la educación física, en la formación de profesores para trabajar en las escuelas primarias en Rio Grande do Sul. Para tratar de comprender este escenario desde una perspectiva sociohistórica, se examinaron leyes e informes emitidos durante el período, así como los decretos, planes de estudios oficiales de la formación del profesorado y programas de estudio de los cursos de formación del profesorado. El análisis de las fuentes identificó que entró lentamente el programa de educación física de los cursos de formación de maestros del estado, apoderándose de tiempos y espacios un poco más amplios. Por otra parte, esta condición fue influida en la medida en que la educación física estaba siendo considerada como un elemento de transformación en los debates educativos modernos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, 2018. Vol. 23 (jul. 2018), e230040 23p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física : Históriapt_BR
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectHistory of physical educationen
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectHistoria de la educaciónes
dc.subjectHistoria de la educación físicaes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectEscuelaes
dc.titleA educação física no currículo da formação de professores primários no Rio Grande do Sul (1877-1927)pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001074835pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples