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dc.contributor.advisorTatsch, Ana Luciapt_BR
dc.contributor.authorNeves, Matheus Machadopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-20T02:29:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/182315pt_BR
dc.description.abstractA produção calçadista possui centralidade na vida econômica do Vale do sinos sendo responsável pelo desenvolvimento social e econômico da região desde os primórdios da colonização alemã. A partir da década de 1990, a indústria calçadista brasileira exportadora perdeu competitividade internacional devido às modificações econômicas tanto exógenas quanto endógenas ao país. De meados da década de 90 data o início do processo de profundas modificações na economia calçadista que permanecem até a atualidade. A concorrência através de custos e preços baixos se modifica. Algumas empresas investem na produção para o mercado nacional e adotam estratégias para se manterem atuantes no novo ambiente concorrencial. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar as estratégias incorporadas pelas empresas calçadistas gaúchas para permanecerem competitivas no mercado nos últimos dez anos. Para tanto, buscou-se na literatura aspectos que caracterizam os processos concorrenciais e as vantagens que podem ser obtidas através de custo e diferenciação de produto. A análise das estratégias contou com uma pesquisa empírica realizada junto a dez empresas gaúchas do Vale do sinos à cerca das condutas utilizadas para garantirem espaço na disputa.pt_BR
dc.description.abstractFootwear production has a central role in the economic life of Vale do sinos being responsible for the social and economic development of the region since the early days of German colonization. Since the 1990s, the Brazilian footwear industry has lost international competitiveness due to the economic changes both exogenous and endogenous to the country. From the mid-90's the process of deep changes in the footwear economy has been going on until today. Competition through low costs and prices is changing. Some companies invest in production for the domestic market and adopt strategies to stay active in the new competitive environment. In this context, this research has the objective of analyzing the strategies incorporated by gaúcha footwear companies to remain competitive in the market in the last ten years. In order to do so, we have searched in the literature aspects that characterize the competitive processes and the advantages that can be obtained through cost and product differentiation. The analysis of the strategies counted on an empirical research carried out with ten companies of Vale do sinos around the practices used to guarantee space in the dispute.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndústria do calçadopt_BR
dc.subjectFootwearen
dc.subjectCompetitividade industrialpt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectProduct differentiation advantagesen
dc.subjectCost advantagesen
dc.titleSetor calçadista do Vale do Sinos e as estratégias de concorrência : uma análise desde os anos 2000pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001076573pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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