Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSantos, João Vicente Alfaya dospt_BR
dc.contributor.authorRosa, Marcelo D'Aquinopt_BR
dc.contributor.authorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.date.accessioned2018-09-12T02:33:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2237-4450pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181845pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga as concepções acerca da natureza da ciência e sobre a ética na atividade científica em sujeitos com formação em Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu através de questionários eletrônicos com 50 sujeitos participantes, sendo estes estudantes e egressos de um curso de Ciências Biológicas. Os resultados apontam que os respondentes apresentam certas concepções de Ciência e ética científica que se aproximam de algumas visões distorcidas ou equivocadas do trabalho de um cientista. Os participantes ainda puderam se posicionar a respeito de quatro situações práticas imaginárias que ocorrem na rotina de um cientista, devendo se expressar opiniões a respeito de uma situação hipotética relatada no instrumento de pesquisa e criando um juízo de valor em relação à mesma da mesma. Ressaltamos, a partir da análise, a necessidade de uma discussão mais criteriosa sobre natureza da ciência na formação dos profissionais biólogos e professores de biologia, que perpasse todas as disciplinas e não apenas as propedêuticas. Entendemos, por fim, que essa abordagem constitui em importante parte da atividade profissional na Biologia.pt
dc.description.abstractThis article investigates the conceptions about the nature of science and ethics on scientific activity on people with formation on Biological Sciences. This is a qualitative research whose data collection occured through electronic questionnaires with 50 subjects, students and graduates of a Biology course. The results show that the participants presented certain conceptions of Science and scientific ethics that approach of some distorted or misleading visions of the work of a scientist. Participants were still able to position themselves on four imaginary practical situations that occur in the routine of a scientist, expressing opinions about a hypothetical situation reported in the research instrument and creating a value judgment about it. We emphasize the need for a more careful discussion about the nature of science in the training of biologists, which crosses all disciplines and not only the preparatory ones, and we understand that this approach constitutes an important part of the professional activity of bachelors and graduates in Biological Sciences. We understand, finally, that this approach constitutes an important part of the professional activity on Biology.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsino de Ciências e Tecnologia em Revista. Santo Ângelo, RS. Vol. 8, n. 1 (jan./jun. 2018), p. 43-58pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNature of scienceen
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectScientific worken
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectBiological Sciencesen
dc.titleConcepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicaspt_BR
dc.title.alternativeConceptions about nature of science and acientific ethics in students and graduates from a biological sciences course en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001073436pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples