Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGirardi, Ilza Maria Tourinhopt_BR
dc.contributor.authorPetry, Otávio Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2018-09-06T02:30:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181735pt_BR
dc.description.abstractA partir do cenário de degradação ambiental e social que presenciamos, este trabalho busca construir um panorama teórico sobre a sociedade de consumo para então identificar o que pode ser definido como um comportamento de consumo consciente em nossa sociedade. Discute diferentes conceituações sobre o fenômeno do consumo. Questiona a economia orientada para o consumo, abordando as questões do excesso e do desperdício. Apresenta definições do termo consumo consciente e explora o veganismo como um modelo de comportamento que representa de forma coerente esta categoria. Investiga a atuação da comunicação nas duas frentes: quando ela atua sem preocupações éticas em favor de um comportamento irrefletido e de que forma ela pode auxiliar na transformação de paradigmas. Analisa as imagens postadas na página do Facebook do Coletivo Germina, enumerando as mensagens presentes e buscando identificar quais os sentidos ou ideias sobre consumo consciente são trabalhadas na comunicação da organização. Conclui que a organização possui fortes posicionamentos políticos e ideológicos em sua comunicação, entre os quais a defesa do veganismo, mas que não aborda a questão ambiental relacionada ao consumo da carne, deixando de aproveitar o potencial de comunicação deste tópico.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociedade de consumopt_BR
dc.subjectConsumo conscientept_BR
dc.titleConsumo consciente na sociedade contemporânea: análise das postagens no Facebook do Coletivo Germinapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSteigleder, Débora Gallaspt_BR
dc.identifier.nrb001073925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples