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dc.contributor.advisorCosta, Luis Arturpt_BR
dc.contributor.authorCezar, Brida Emanoele Spohnpt_BR
dc.date.accessioned2018-08-25T02:54:38Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181420pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação aborda a ética da memória em sua relação com a pesquisa e a cidade, onde afirma uma estética do trágico. São Salvador e Salvador do Sul apresentam-se como retratos espaço-temporais de uma paisagem incessantemente estremecida e redesenhada, a partir dos efeitos produzidos pela ferrovia com a sua chegada e após a sua retirada. A intervenção, que durante o trabalho de conclusão de curso da pesquisadora reuniu os antigos moradores desta comunidade, oferece pistas a serem cartografadas, no sentido do transbordamento das linhas na graduação arregimentadas e com a dissertação implodidas e multiplicadas. Opera-se uma dobra nos processos anteriormente vivenciados, seja ao escutar o trem em suas intensidades pelos senhores(as) atualizadas, seja ao narrar o improrrogável desfazimento das cenas da pesquisa outrora testemunhadas. A ficção permite a um só tempo afastar-se, deslocar-se e reinventar-se diante do passado transcorrido e não mais reiterado, exceto como resto e como traço inacabado. A escrita prossegue e o faz agenciando desvios e modos de existência até então insuspeitos: a matéria-prima sobre a qual se debruça é tão efêmera quanto ela mesma. A ética aqui em questão pauta-se pela inevitável provisoriedade dos contornos da cidade, para em seguida discutir a fugacidade do texto e da própria existência que vem a lhe dar passagem.pt
dc.description.abstractThis dissertation is about the ethics of memory in its relation to research and city, where it affirms the aesthetics of tragedy. São Salvador and Salvador do Sul present themselves as space-time portraits of a landscape that has been shaken and redesigned incessantly, from the effects produced by the arrival and departure of the railroad. The intervention, which gathered together the old inhabitants of this community during the course conclusion paper of the researcher, offers clues to be mapped in the sense of overflow of the lines assembled during under-graduation and that were imploded and multiplied with this dissertation. A fold happens in the processes previously lived, whether when hearing the train in its updated intensities by local elderly people, whether when narrating the undelayable undoing of scenes of the research once witnessed. Fiction allows, all at once, distancing, moving and reinventing oneself before the elapsed past and not repeated anymore, except as remnant and unfinished trace. Writing proceeds and does that by managing diversions and ways of living unsuspected until then: the raw material on which it leans out is as ephemeral as itself. The ethics in question here is conducted by the inevitable temporariness of the outline of the city, to subsequently discuss the fugacity of the text and existence itself that comes to give way.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthics of memoryen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectNarrativeen
dc.subjectRailroaden
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectCityen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleA ética da memória nos trilhos da ferrovia : narrativas poéticas de um processo de pesquisapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001075042pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucionalpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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