Mostrar el registro sencillo del ítem
Mário e o barroco
dc.contributor.author | Avancini, José Augusto Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-08-22T02:32:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 1994 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-901X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/181230 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estuda-se um dos eixos da teoria marioandradina sobre o Brasil, o barroco, a partir de quatro crônicas publicadas em 1920. Nelas, Mário de Andrade enfoca a arquitetura, a escultura e a pintura, reconhecendo a especificidade e riqueza da criação mineira. Desta, destaca o Aleijadinho, trabalhando a função social como critério para reconhecer no escultor e melhor expressão do gênio nacional. Conclui-se que, naquele momento, o pensamento crítico de Mário de Andrade associa barroco, nacionalismo e cultura alemã, abrindo espaço para a valorização do nosso patrimônio histórico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo. N. 36 (1994), p. 47-65 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Barroco | pt_BR |
dc.subject | Nacionalismo na literatura | pt_BR |
dc.subject | Artes plásticas | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira : Ensaio | pt_BR |
dc.subject | Andrade, Mário de, 1893-1945 : Ensaio | pt_BR |
dc.title | Mário e o barroco | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000084975 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (39566)Ciencias Humanas (6795)