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dc.contributor.advisorFelipe, Janept_BR
dc.contributor.authorRosa, Jorgiane Oliveira dapt_BR
dc.date.accessioned2018-08-18T03:01:16Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/181120pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo discutir a importância da música na educação Infantil, tendo como problema central de pesquisa a seguinte questão: de que modo os documentos oficiais produzidos nos últimos anos colocam a música na Educação Infantil, o que propõem e quais as concepções teóricas nas quais estão ancorados? A partir daí, verificar o que algumas pesquisadoras da área dizem sobre a importância da música desde a mais tenra infância e de que forma o corpo docente pode propor atividades e desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento das crianças. O objetivo geral deste trabalho consiste em fazer um levantamento dos documentos oficiais, observando o que eles dizem sobre a importância da música na Educação Infantil e de que forma ela pode ser entendida de modo a contribuir para a ampliação do conhecimento entre as crianças pequenas. Como objetivos específicos, o trabalho pretende contribuir para pensarmos a formação docente no que se refere à música na educação infantil, identificando os possíveis benefícios que ela pode trazer no ambiente escolar; sugerir um reportório que possa ser introduzido nas turmas de educação infantil, em especial para as crianças de dois anos, e de que modo tais músicas podem ser apresentadas. A pesquisa, de caráter qualitativo e documental, examinou documentos oficiais, tais como: a Lei Federal nº 11.769/2008, Os Referenciais Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacional da Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Curricular Comum – Educação Infantil (BCNN-EI), além de trabalhos acadêmicos propostos dentro da referida temática, tendo como suporte teórico as produções de Wolffenbüttel (2014), Lino (2008), Brito (2003), dentre outras. Considerando a música como uma das mais importantes manifestações artísticas da humanidade, as análises mostram a importância de ampliarmos o repertório musical das crianças e das docentes que atuam na educação infantil, mostrando a importância da música como apreciação estética e suas possíveis contribuições nos processos de aquisição do conhecimento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleMúsica e infâncias : alguns apontamentos para a educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001074693pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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