Show simple item record

dc.contributor.advisorDomenici, Catarina Leitept_BR
dc.contributor.authorSantana, Jailton Paulo de Jesuspt_BR
dc.date.accessioned2018-08-02T02:40:53Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/180929pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de aprendizagem de um novo repertório, a partir de uma abordagem centrada no gesto, por meio do estudo de caso de uma aluna de piano do primeiro ano do curso de Licenciatura em Música da Universidade Estadual de Londrina. Para a metodologia da pesquisa, empregamos três técnicas complementares de coleta de dados: a gravação em vídeo, a entrevista semiestruturada e a observação participante. Considerando o caráter holístico e multimodal do gesto e sua definição como movimento portador de significado e intenção expressiva (GODØY; LEMAN, 2010), a abordagem do texto musical a partir do gesto demanda a integração de conhecimentos musicais na prática instrumental, bem como a consciência corporal. Dessa forma, investigamos como os gestos foram construídos ao longo de oito semanas de aulas de piano, de que forma conceitos teóricos foram integrados à prática instrumental e quais mudanças foram observadas na prática da aluna. A aplicação da abordagem gestual na preparação de um novo repertório contribuiu para desenvolver a fluência, a expressividade, a compreensão musical e a consciência corporal. As estratégias utilizadas ao longo das oito semanas de aulas objetivaram a compreensão e a expressão musical por meio da construção do gesto em um processo centrado no corpo. Essas estratégias contribuíram, também, para a organização do próprio processo de aprendizagem, fornecendo ferramentas para a estruturação da prática.pt
dc.description.abstractThis research consist of a case study of a first-year Music Education major at the State University of Londrina that investigate the process of learning a new piano repertoire through a gestural approach. The methodology employed comprised three complementary techniques of data collection: video recording, semi-structured interviews, and participant observation. Considering the holistic and multimodal character of gesture (GODØY; LEMAN, 2010), a gestural approach to learning a new piece music demands the integration of musical knowledge in instrumental practice, as well as body consciousness. In this way, we investigated how gestures were constructed during eight weeks of piano lessons, how music theory concepts were integrated in instrumental practice and the changes observed in student's practice. The application of a gestural approach in the preparation of a new repertoire has contributed to develop fluency, expressiveness, musical understanding of musical structure and music theory, and body awareness. The strategies used during the eight weeks of classes aimed at understanding and expressing music through the perspective of gesture in a learning process centered on the body. These strategies also contributed to the organization of the learning process itself by providing tools for structuring the student's practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPiano teaching in music educationen
dc.subjectPiano : Ensinopt_BR
dc.subjectGesto : Artept_BR
dc.subjectBody centered learning processen
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.subjectGestural approachen
dc.subjectGestureen
dc.subjectConsciência corporalpt_BR
dc.titleUma proposta de abordagem gestual no ensino de piano no curso de licenciatura em música da Universidade Estadual de Londrina : um estudo de casopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001072862pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record