Formação docente a partir do projeto interdisciplinar Pés na Estrada do Conhecimento – Colégio Aplicação/UFSC : relato de experiência
dc.contributor.advisor | Charczuk, Simone Bicca | pt_BR |
dc.contributor.author | Kehl, Lia Christina Kirchheim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-07-13T02:24:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/180464 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de um relato de experiência, realizado junto ao Projeto Pés Na Estrada do Conhecimento do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, durante a realização do Estágio Supervisionado de Ensino de Ciências no período de março a julho de 2016. O Projeto interdisciplinar Pés na Estrada está em execução há mais de 15 anos e é fruto do trabalho de um conjunto de professores de diversas disciplinas. Consiste na produção de um projeto de pesquisa e ensaio escolar a partir de uma temática central, num constante desafio para os alunos e professores na realização da escrita com a autoria e a iniciação científica. Objetivou-se investigar as contribuições do Projeto para a formação docente da autora e a sistematização da experiência, analisando como foi construída a docência durante a sua participação, proporcionando reflexões acerca da prática docente. A partir de métodos descritivos e observacionais, foram analisados o diário de campo da autora e o Ensaio Final produzido para a disciplina do Estágio. Os dados foram organizados em torno das seguintes categorias: crenças sobre a imagem do professor; construção de novos modos de docência; foco no aluno e a construção do conhecimento; a pergunta como organizadora da aprendizagem; interdisciplinaridade. Como resultados da análise, podemos destacar que a participação no Projeto teve impactos positivos na formação da identidade profissional da autora que, ao longo da trajetória, desconstrói a imagem de professor que “transmite conhecimentos” e abre espaço para uma concepção de ensino construtivista, descentralizando a ação do professor e permitindo que os alunos possam ser focos no processo de aprendizagem. A interdisciplinaridade do Projeto vista em prática também permite que se estabeleçam relações de cooperação entre as disciplinas e o trabalho em equipe dos professores e alunos, enriquecendo a vivência. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Formação docente a partir do projeto interdisciplinar Pés na Estrada do Conhecimento – Colégio Aplicação/UFSC : relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001063416 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2017 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Biológicas (1180)