Show simple item record

dc.contributor.authorGarcia, Vera Clotilde Vanzettopt_BR
dc.date.accessioned2018-07-03T02:25:42Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn0101-465Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179999pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo oferece suporte teórico para questões primárias que estão no início de qualquer atividade docente em matemática: O que é matemática? Porque ensinar matemática? Como se aprende e como se ensina? O objetivo é contribuir para a formação do professor pesquisador nas áreas de Educação Matemática e Ensino de Matemática. O estudo concentrou-se no modelo teórico do Construtivismo Social, proposto pelo educador matemático inglês Paul Ernest, que opta pelos conceitos de “falibilismo” e “conversação” para conceber Matemática. Ensino para promover o “empowerment” e a “apreciação da Matemática”, desenvolvendo ideias da teoria de aprendizagem de Vygotsky e do ensino segundo a “Educação Matemática Crítica”.pt_BR
dc.description.abstractThis paper offers theoretical basis to primary questions posed at the beginning of any mathematics teacher’s activity. What is mathematics? Why teach mathematics? How do we learn and how to teach mathematics? The aim is to contribute to mathematics practical researcher education. The study is concentrated on Social Construtivism theoretical model, as defined by Paul Ernest, English mathematics educator. The focus are “falibilism” and “conversation” to conceive Mathematics. Teach to favor “empowerment”, Vygotsky ideas as learning theory and Critical Mathematic Education as teaching ways.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação (Porto Alegre). Porto Alegre, RS. Vol. 32, no. 2 (maio/ago. 2009), p. 176-184pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMathematics practical researcheren
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSocial Constructivismen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFalibilismen
dc.subjectEmpowermenten
dc.subjectCritical Mathematic Educationen
dc.titleFundamentação teórica para as perguntas primárias : O que é matemática? Por que ensinar? Como se ensina e como se aprende?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000711893pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record