Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSant'Ana, Marilaine de Fragapt_BR
dc.contributor.authorMargoni, Maythê Melo Fragapt_BR
dc.date.accessioned2018-06-16T03:13:28Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/179466pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo analisar como se encaminha o ensino de Estatística em diferentes ambientes de aprendizagem. A proposta decorreu do fato de que ao longo da graduação percebi a necessidade de explorar a matemática de uma forma diferente da tradicional e acredito que a Estatística permite que essa exploração aconteça. A análise da pesquisa realizou-se por meio do Estudo de Caso, e possui como referencial teórico os trabalhos de Skovsmose, Lopes, Dante e Martins e Ponte, entre outros autores. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2016, com uma turma do terceiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede pública de Porto Alegre, enquanto cursava a disciplina de Estágio em Educação Matemática III. Foram apresentados alguns conceitos estatísticos ao longo dos encontros, como variáveis, população, amostra, medidas de tendência central e de dispersão, os quais foram explorados e retomados em uma investigação Estatística. Através dessa investigação e de outras discussões no decorrer das aulas, obtive evidências de que os alunos não necessariamente se encontram em um mesmo ambiente de aprendizagem e que a Estatística permite que se abordem temas diversos e os investiguem a partir da matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Completion Work aims to analyze how the teaching of Statistics in different learning environments is routed. The proposal stemmed from the fact that throughout the course I realized the need to explore mathematics in a different way from the traditional one and I believe that Statistics allows this exploration to happen. The analysis of the research was carried out through the Case Study, and has as theoretical reference the works of Skovsmose, Lopes, Dante and Martins e Ponte, among other authors. Data collection was carried out in the second semester of 2016, with a third-grade high school class in a public school in Porto Alegre, while attending the Internship in Mathematics Education III course. Some statistical concepts were presented throughout the meetings, such as variables, population, sample, measures of central tendency and dispersion, which were explored and resumed in a Statistical investigation. Through this research and other discussions in the course of the lessons, I obtained evidence that students are not necessarily in the same learning environment and that Statistics allows diverse subjects to be approached and investigated from mathematics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectStatisticen
dc.subjectEstatísticapt_BR
dc.subjectSearchen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectLearning environmentsen
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleO ensino de estatística em diferentes ambientes de aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068379pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples