Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorSantos, Vinícius José dospt_BR
dc.date.accessioned2018-05-25T11:11:29Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178790pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o objetivo de identificar o que dentro do período de estágio tem mais importância para a formação docente. Para tanto, são utilizadas reflexões a partir dos estágios feitos no Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas de Porto Alegre. A partir da ajuda dos textos de Callai, Freire e Kaercher, busca-se identificar e dialogar sobre o período da formação docente, constituíndo uma base teórica em que se deve fundamentar o desenvolvimento deste trabalho. O momento de estágio é onde é evidenciada e sentida toda a proposta de formação docente, são colocadas situações ocorridas em sala de aula e formas como o aluno-professor propõe a sua metodologia de ensino. Busca-se com isto, comentar ações do professor e dos alunos em aulas que deram certo, bem como nas que não foram tão satisfastórias. Pontos importantes como a aproximação com os estudantes e a procura por saber mais de seus cotidianos, trabalhando e relacionando estes fatores com o entorno dos alunos sustentaram ainda mais este relato. Evidencia-se que o período de estágio torna-se um momento único e decisivo para o aluno em formação, considerando todas as potencialidades que podem ser utilizadas e o conhecimento adquirido pelo docente no transcorrer do curso. Vale a permanência na docência quando um caminho de conhecimento e aprendizado torna-se uma prática em que o aluno-professor produz um fascínio a este profissional, refletindo toda esta vontade e certeza em poder ensinar e aprender com estes alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to identify what within the internship period has more importance for teacher training. For that, reflections are used from the stages made in Elementary and High School of public schools in Porto Alegre. From the help of the texts of Callai, Freire and Kaercher, we seek to identify and dialogue about the period of teacher education, providing a theoretical basis on which to base the development of this work. The moment of internship is where the whole proposal of teacher training is evidenced and felt, situations are posed in the classroom and how the student-teacher proposes his teaching methodology. It seeks to comment on the actions of the teacher and students in classes that worked, as well as those that were not so satisfactory. Important points such as the approach to students and the search to know more about their daily lives, working and relating these factors to the students' environment further substantiated this story. It is evidenced that the internship period becomes a unique and decisive moment for the student in training, considering all the potential that can be used and the knowledge acquired by the teacher during the course. It is worth permanence in teaching when a path of knowledge and learning becomes a practice in which the student- teacher produces a fascination to this professional, reflecting all this will and certainty in being able to teach and learn with these students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectFormação acadêmicapt_BR
dc.subjectInternshipen
dc.subjectPratica de ensino de geografiapt_BR
dc.subjectSchool dailyen
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleO período de estágio na formação docente: a permanência na docência através do ensinar e aprender com os alunospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001068245pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples