Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRodrigues, Maria Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorLunardi, Vanessa Carlospt_BR
dc.date.accessioned2018-05-22T02:25:54Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178625pt_BR
dc.description.abstractA legislação brasileira provê instrumentos efetivos para a inclusão social das pessoas com deficiência, comprometendo-se com sua inserção no grupo de pessoas economicamente ativas. Porém, ainda perduram dificuldades de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho devido a barreiras atitudinais, arquitetônicas e tecnológicas. A acessibilidade é essencial para que possam exercer suas habilidades profissionais e de aprendizado. Por isso, o estudo analisa os três pilares que sustentam a inclusão: o Estado, a escola e a empresa. A integração entre os pilares se dá por meio do projeto de aprendizagem profissional, desenvolvido pelo Estado e operacionalizado pelas organizações em cooperação com escolas profissionais. Esse projeto quando ampliado para as pessoas com deficiências psicossociais propicia igualdade de oportunidades de inclusão laboral por meio do ensino. A investigação baseou-se em entrevistas com pessoas chave no planejamento e execução da inclusão nos três pilares estudados e tentou traçar pontos convergentes e divergentes de suas ações. Por meio dos dados analisados o estudo pode concluir que muitas das barreiras à inclusão podem ser derrubadas com a conscientização de que, apesar de limitações físicas ou mentais, as PcD são plenamente capazes de assumir seus lugares no mercado de trabalho quando incentivadas para isso.pt_BR
dc.description.abstractBrazilian legislation provides effective instruments for the social inclusion of people with disabilities, committing themselves to their inclusion in the group of economically active people. However, there are still difficulties in including people with disabilities in the labor market due to attitudinal, architectural and technological barriers. Accessibility is essential so that they can exercise their professional and learning skills. Therefore, the study analyzes the three pillars that support inclusion: the State, the school and the company. The integration between the pillars occurs through the project of professional learning, developed by the State and operated by the organizations in cooperation with professional schools. This project, when extended to people with psychosocial disabilities, provides equal opportunities for job inclusion through education. The research was based on interviews with key people in the planning and implementation of inclusion in the three pillars studied and attempted to draw convergent and divergent points of their actions. Through the data analyzed the study may conclude that many of the barriers to inclusion can be overturned with the realization that, despite physical or mental limitations, DCs are fully capable of taking their places in the labor market when encouraged to do so.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectLabor marketen
dc.subjectPeople with disabilitiesen
dc.titleEstado, ensino e trabalho : os pilares de sustentação da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001064605pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2017/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples