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dc.contributor.authorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.date.accessioned2018-05-17T02:26:34Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2447-6447pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178381pt_BR
dc.description.abstractO artigo comenta as contribuições da História Cultural para as críticas de pesquisas acerca do movimento da matemática moderna no Brasil e suas conexões com processos ocorridos em outros países no mesmo período. Um empreendimento coletivo desenvolvido a partir de 2005 pelos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT), em diálogo com outros pesquisadores da área, permitiu avançar na constituição de amplo repertório de fontes, e construir diferentes olhares para os protagonistas do movimento e suas práticas de difusão de propostas e materiais curriculares inspiradas pela matemática moderna. Tal empreendimento é sustentado pelos preceitos da História Cultural, que busca compreender as perspectivas e lógicas de ação de atores individuais e coletivos, as apropriações variadas dos discursos, as práticas na sua variação e singularidade, os suportes materiais pelos quais circulam as ideias, a autoria e as intencionalidades com que foram produzidos os documentos no passado, sua circulação e seus usos. O diálogo entre pesquisadores e suas produções tem permitido o refinamento das narrativas do movimento da matemática moderna como um processo complexo resultante da interveniência de múltiplos atores e das condições em que se moveram.pt
dc.description.abstractThe article comments on the contributions of Cultural History to the criticisms of research on the modern mathematics movement in Brazil and its connections with processes that occurred in other countries in the same period. A collective project developed in 2005 by researchers from GHEMAT - The Research Group of the History of Mathematics Education in Brazil, in dialogue with other researchers in the area, allowed to advance in the constitution of a wide repertoire of sources, and to construct different looks for the protagonists of the movement and their practices of diffusion of proposals and curricular materials inspired by the modern mathematics. This enterprise is supported by the precepts of Cultural History, which seeks to understand the logic of action of individual and collective actors, the various appropriations of discourses, practices in their variation and singularity, the material supports through which ideas circulate, authorship and the intentionalities with which the documents were produced in the past, their circulation and their uses. The dialogue between researchers and their productions has allowed the refinement of the narratives of the modern mathematics movement as a complex process resulting from the intervention of multiple actors with different perspectives and the conditions in which they moved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de História da Matemática. Vol. 3, n. 2 (2017), p. 56-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHistory of educationen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectModern mathematicsen
dc.subjectMatemática modernapt_BR
dc.titleRevisitações do passado : contribuições da história cultural à crítica da pesquisapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001061807pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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