Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Paulo Roberto Florencio de Abreu ept_BR
dc.contributor.authorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.date.accessioned2018-05-11T02:33:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2447-4436pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/178131pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é fortalecido pela Epistemologia da Complexidade que lida com a construção do conhecimento cujas verdades são provisórias. Assim, a utilizamos como método, que nos fortalece no entendimento da dialógica do conhecimento Cartográfico no Ensino da Geografia Escolar. Como objetivo, estudamos a construção do conhecimento da Cartografia na formação do professor de Geografia e as suas implicações no ensino escolar. Este ensaio discute algumas inquietações em nossa jornada enquanto professores e pesquisadores, como: no ambiente escolar existem deficiências na construção do conhecimento cartográfico, ou não? Existe ou não preocupação dos professores de Geografia em desmistificar o paradoxo do analfabetismo cartográfico no ensino escolar? Este desafio parece poder gerar outros desafios, na construção de novo objeto; e assim, produzir novas mobilizações, novas construções, num movimento recursivo e dialógico.pt_BR
dc.description.abstractThis work is strengthened by the Epistemology of Complexity that deals with the construction of knowledge whose truths are provisional. Thus, we use it as a method, which strengthens us in the understanding of the dialogic of Cartographic knowledge in the Teaching of School Geography. As a goal, we study the construction of the knowledge of Cartography in the formation of the teacher of Geography and its implications in school education. This essay discusses some concerns in our journey as teachers and researchers, such as: are there deficiencies in the construction of the cartographic knowledge in the school environment? Is there a concern of Geography teachers in demystifying the paradox of cartographic illiteracy in school education? This challenge seems to be able to generate other challenges, in the construction of a new object; and thus, to produce new mobilizations, new constructions, in a recursive and dialogical movement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ensino de Geografia (Recife). 2018. Vol. 1, n. 1 (2018), p. 196-206pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool Cartographyen
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectCartographic Illiteracyen
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectTeaching Geographyen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCartography in Elementary Schoolen
dc.titleO conhecimento cartográfico na epistemologia da geografia escolarpt_BR
dc.title.alternativeCartographic knowledge in the epistemology of school geography en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001062891pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples